Cortesia E8b7873b a11e 48a6 9e86 90eb6bb56de5 Fabiano Leão prestigia Cavalgada desde 2003

A festa da Padroeira de Arapiraca, Nossa Senhora do Bom Conselho, passou a contar, há 16 anos, com o advento da Cavalgada de Bom Conselho (PE) a Arapiraca (AL) que se transformou num dos pontos principais da celebração religiosa que ocorre em fevereiro, todos os anos. Um momento marcante, como destacou o vereador Fabiano Leão (MDB). 

“Não é apenas uma manifestação de fé cristã, mas desde que a Cavalgada foi incorporada a esta festa que a comunidade católica de Arapiraca e de todo Agreste sai às ruas para espera e acompanhar um dos momentos mais emocionantes da celebração da padroeira de nossa cidade”, disse o presidente da União dos Vereadores de Alagoas, Fabiano Leão, que acompanha a Cavalgada desde 2003. 

A tradição da Cavalgada foi incorporada à festa da padroeira por iniciativa do ex-deputado estadual Demuriez Leão, pai do vereador Fabiano Leão. É durante três dias, que Cavaleiros e Amazonas trazem a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho, no interior de Pernambuco, a Arapiraca, no Agreste de Alagoas, percorrendo o trecho que foi feito pelo fundador do município, Manoel André, quando trouxe a imagem da Santa para o município no século XIX. 

A programação religiosa conta com celebração eucarística, recitação de terço e ladainha, participação dos ministérios de música e louvor, missa solene e campal, apresentação de coral, cavalgada e procissão pelas ruas do Centro da cidade. Milhares de pessoas lotam as ruas para acompanhar a passagem da cavalgada organizada pela Associação dos Criadores de Cavalos de Sela de Alagoas (ACESA).