Ace73fce 4673 4032 a8f7 35a3e8ee83d0

Crislandja Monteiro Lourenço é Enfermeira do Trabalho graduanda em Dermatologia e nos dá a sua contribuição acerca dos cuidados que devemos ter com nossa pele no período festivo.

 

De acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é imprescindível usar filtro solar e reaplicar a cada três horas para evitar queimaduras pelo sol nessa época do ano e, especialmente durante os desfiles dos blocos de rua.

Crislandja alerta sobre os horários recomendados à exposição solar: "Devemos estar atentos evitando o horário de pico do sol das 10h às 16h, além de usar chapéu ou boné, para evitar exposição direta do couro cabeludo aos raios solares."

Reforça ainda a importância dos cuidados com os pequenos foliões: "Os cuidados com a pele das crianças devem ser redobrados, não esquecendo de manter a hidratação, oferecendo- lhes bastante água e evitando o uso de adereços que possam ser causadores de alergia, como por exemplo, fantasias de materiais sintéticos e perucas."

De acordo com a enfermeira, o cuidado com os pés não podem ser esquecidos e estes devem estar usando sapatos confortáveis a fim de evitar calos e cortes.

"Deve-se evitar o uso prolongado de roupas e sapatos molhados que criam um ambiente propício para o surgimento de problemas específicos como a micose, por exemplo."

Crislandja reforça ainda sobre a cautela com o uso de maquiagem: "Maquiagens podem derreter ao longo do tempo de exposição ao sol e assim causar irritações na pele e nos olhos. é importante ainda que sejam usados materiais específicos para sua remoção."

“Não esquecendo também dos cuidados com os olhos. O uso de lentes de boa qualidade é necessário para protegê-los dos raios, bem como do contato com espumas tóxicas que são comuns no período carnavalesco.”

 

 

Instagram: @crislandjamonteiro / 82 98831-7672