Agência Alagoas 3730e9ec 3b34 4501 820f cd1ae1c45ec3

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, inauguraram, na manhã desta segunda-feira (29), o ginásio de esportes da Escola Estadual Rubens Canuto, no Benedito Bentes II, em Maceió. De acordo com o chefe do Executivo estadual, a meta é edificar mais 35 desses equipamentos esportivos em Alagoas em 2018, ultrapassando a marca de 100 unidades erguidas em quatro anos.

"Alagoas só tinha 32 ginásios nas escolas quando assumimos. Nós construímos 68 e mais da metade já foi entregue. Espero que sejam construídos mais 35 ginásios em Alagoas em 2018. É uma marca ambiciosa, mas atingível porque muitos deles já estão em obras", afirmou o governador.

Ele recordou que no Benedito Bentes, bairro fundado há 31 anos, só existia um ginásio de esportes, no CAIC.

"Quando assumimos, o ginásio do CAIC estava fechado há três anos e nós o reconstruímos. Além disso, entregamos, em 2015, o ginásio da Escola Estadual Marcos Antônio e da Paulo Quintela. Em 2017, finalizamos esse ginásio aqui, que estamos entregando hoje. Em 2018, agora, nós vamos entregar outros quatro ginásios no Benedito Bentes: na Escola Pastor José Tavares, na Eunice Lemos, Dom Otávio Aguiar e Lafaiete Belo", informou o governador.

O ginásio inaugurado nesta segunda-feira beneficia 1.800 alunos. A Escola Estadual Rubens Canuto contava apenas com uma quadra improvisada sem iluminação, impossibilitando as aulas no período noturno. Durante o dia, a luz solar em excesso era o problema

"Acho que vai melhorar muito agora. Quando não tinha o ginásio era muito ruim, a gente fazia educação física debaixo do sol quente, à tarde. Atrapalhava muito", lembrou Carla Beatriz, aluna do 8° ano.

Além da construção de ginásios, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), vai edificar dez Centros de Educação Integral em Alagoas, um deles com as obras já avançadas, em Arapiraca. 

"Temos a perspectiva de construir dez desses Centros e um deles aqui no Benedito Bentes. Esses equipamentos têm todas as políticas públicas voltadas à juventude nos eixos do esporte, da educação, da cultura e do lazer num mesmo espaço. Um deles já está sendo construído em Arapiraca e estamos consolidando esse modelo também no Cepa, aqui em Maceió, com uma reforma grande que estamos fazendo lá", disse Luciano Barbosa.