Foto: Cortesia / Arquivo Pessoal F822d936 fea6 41bf 9789 cbaba3e8203f Alan Nabor, 19 anos, um dos 53 estudantes do país a tirar nota máxima na redação.

O estudante do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Alan Nabor, de 19 anos, foi um dos 53 candidatos de todo o País que tirou nota máxima na redação do Exame de Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. “Para mim foi uma surpresa. Eu achava que ia tirar uma nota boa, mas nunca imaginei que fosse 1000. Ainda estou sem acreditar”, disse o estudante alagoano.

Alan contou para a reportagem do CadaMinuto que deceidiu fazer medicina no ínicio do ano passado, 2017, e a partir daí começou a se preparar. Disse também que apesar das outras notas não terem sido tão boas como a da redação, quer muito conseguir a aprovação. O estudante afirmou que além de estudar em casa, também fazia alguns cursinhos.

"Estudava de segunda a sexta,  durante os três horários - manhã, tarde e noite - eu me dedicava aos estudos, e dividia os finais de semana também", pontuou.

Para Luiz André Medeiros, professor de Alan, o sentimento é de orgulho. “Meu orgulho é imenso, principalmente por conhecer a história do Alan e por saber que contribuímos de alguma forma com essa nota. Para mim isso é o êxtase, estou muito feliz”, comemorou.

Luiz André contou que outros alunos que passaram por seu cursinho também foram aprovados com nota máxima. “Tendo em vista que a gente vive em um país em que o brasileiro lê muito pouco, eu busco incentivar a leitura no meu curso. Criamos um projeto de redação chamado “Saber em debate”, onde trazemos para sala de aula questões humanística, filosófica, sociológica, jurídica... O que ajuda ao aluno a ter uma melhor compreensão e domínio nas questões públicas e privadas”, afirmou.

Dados do MEC

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), em todo o País apenas 53 alunos tiraram nota mil na redação do Enem de 2017. No ano anterior foram 77 notas máximas obtidas na prova. Ainda segundo o MEC, das 4,72 milhões de redações corrigidas, 309.157 tiveram notas zero. 

Apesar de haver menos “notas mil” em comparação com o Enem passado, o rendimento dos estudantes foi melhor. A nota média da redação passou de 541,9 para 558.

*Estagiária