E21778df 0614 49a5 9ff3 7b57c21ec15c

O Portal CadaMinuto e empresa TDL Pesquisa & Marketing divulgam nesta quinta-feira (18) os resultados da pesquisa eleitoral na disputa para o Senado, destacando os índices em nomes apostados no cenário políticos como possíveis concorrentes as duas vagas disponíveis.

Pré-candidato a reeleição, o senador Renan Calheiros (PMDB) apresentou uma vitória nos três cenários de simulações colocadas durante as entrevistas com o eleitorado.  Pelo cenário geral, se as eleições fossem hoje, as duas vagas no Senado seriam ocupadas por Renan Calheiros com 28% e Benedito de Lira com 22%, que também concorre à reeleição.

Um nome lançado pelo PSDB, o ex-governador Teotônio Vilela aparece em terceiro lugar com 20%, acompanhado do ministro Marx Beltrão com 16%. Acompanhe o resultado nessa primeira tabela:

Quando Teotônio Vilela é retirado da simulação, a porcentagem dos primeiros candidatos sobe e o procurador de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça ganha maior espaço na disputa. Ele é cogitado como um possível nome para disputar as eleições em 2018, mas até o momento nada ficou claro sobre se ele seguirá pela na esfera Federal ou Estadual.

A TDL explica que a soma das  intenções de voto para senador são superiores a 100%, porque o eleitor tem duas opções de escolha. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 1.068 eleitores, sendo esta estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. As quotas foram estabelecidas com base nos dados mais atualizados do PNAD/2014 e TSE/ TRE de 2017.

A pesquisa está registrada no TRE sob o número AL-05922/2018.