Foto: Secom Maceió Ad422285 4484 4930 8d0a 4536247e6c61 Rui Palmeira e Renan Filho seguem tratativas eleitorais

Após a primeira pesquisa eleitoral de 2018 divulgada nesta quarta-feira (17) pelo Cada Minuto e a empresa TDL Pesquisa & Marketing, a reportagem conversou com o diretor da empresa e especialista em marketing político pela ESPM,​ Tadeu Lira.

Segundo o diretor, “a moldura do momento, é que o alagoano está satisfeito com o desempenho do governador e o maceioense demonstra o  mesmo sentimento em relação ao prefeito da capital".

Conforme Tadeu, enquanto o governador  Renan Filho, vem em campanha ostensiva e permanente,  com uma comunicação acelerada, entregando obras e ações em todas áreas na reta final do seu mandato. Já o prefeito da capital Rui Palmeira, tem apenas um ano de desembarque em seu segundo mandato, após uma eleição de dois turnos.

"Dilema de Rui "

Ainda segundo Tadeu, sem pista necessária para anunciar sua natural pretensão para disputar, o prefeito sustenta um bom patamar de intenção de votos, vez que em momento algum, se movimentou ou declarou publicamente intenção de participar da eleição de governador e anunciar agora a  renúncia, que pode julgar prematura,  de seu segundo mandato.

“A partir de agora, é até esperado que possa fazê-lo e apresentar ao maceioense o seu  vice-prefeito, o jovem e promissor Marcelo Palmeira,  como  o agente público que irá manter e concluir suas promessas de campanha, e a partir daí  se dedicar à eleição, amparado na percepção do eleitorado, que em sondagens  anteriores e consolidadas,  lhe conferem atributos importantes que lhe credenciam para assumir o mais alto cargo de executivo do estado”, destacou o diretor.

​JHC

Para Tadeu, o JHC mostra a força e vem ocupando o espaço do novo promissor, com avaliações positivas em todos os substratos, seja  de gênero, escolaridade, renda e posição geográfica. “ O deputado federal atuando em Brasília,  trabalha com desenvoltura sua capacidade de digital influencer,  e cada vez mais cristaliza sua imagem no imaginário do eleitorado como um dos  garantidores do futuro possível do estado”.

​“Caso os dois atores, prefeito e deputado, resolvam fazer movimentos e esforços conjuntos podem sim,  estreitar a margem folgada alcançada pelo governador e em situação extrema, e hoje mais distante do provável, levarem a eleição para o segundo turno”, afirmou Lira.

Para Tadeu, o onipresente governador surfa numa onda,  que inegavelmente se esforçou ​para criar, e supera em quase o dobro a soma dos adversários em todos os substratos  e regiões, de modo particular entre os jovens de 16 a 24 anos, todos os gêneros, com ensino médio e superior incompleto, renda de até dois salários mínimos, justamente os mais aguerridos e presentes  em redes sociais.

“Para o alagoano, o chefe do executivo atua em todas as áreas, enfrenta problemas de segurança pública com firmeza, entrega obras e ações na capital e em todas as regiões  do estado. Com o êxito incontestável de sua política fiscal assegurou o pagamento dos servidores e fornecedores  em dia, vem conduzindo seu governo implantando modernas ferramentas de gestão e ainda sem qualquer evento associado a malversação de dinheiro público, atributos raros, por esses dias. Essa soma de fatores tungam as intenções de voto em Renan Filho, tornando-o nesse momento o favorito na disputa”.