37a6f075 a32f 45aa 9a5e 31e65fdce61a

Pacientes que buscam atendimento no Hospital de Emergência Daniel Houly, situado em Arapiraca, têm sofrido com a superlotação no local. O hospital, recentemente ampliado, está impossibilitado de usar a nova ala por falta de profissionais concursados atuando na área. Neste último fim de semana, cerca de 20 pacientes ficaram sem leitos no hospital.

A antiga Unidade de Emergência do Agreste foi recentemente promovida à categoria de Hospital pelo Ministério da Saúde, devido à sua mais recente ampliação. As obras, que prometem triplicar a capacidade de internação da entidade, estão quase finalizadas. No entanto, apesar de a nova ala estar pronta, o setor necessita de profissionais para torná-la disponível.

O Hospital tem média de 45 mil atendimentos anuais pelo SUS (Sistema Único de Saúde), recebendo pacientes de 48 municípios das regiões do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, além de cidades circunvizinhas dos estados de Pernambuco, Sergipe e Bahia. Especializado na assistência a vítimas de traumas de média e alta complexidade, o Hospital recebeu em sua nova ala cerca de 80 novos leitos no setor da enfermaria, além de ampliar a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e adquirir novos equipamentos médicos.

A assessoria do Hospital afirma que a superlotação ocorre com mais frequência nos fins de semana e que só pode ser resolvida com a chamada de mais profissionais concursados. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU), o Hospital de Emergência do Agreste, por ser uma unidade "porta aberta" e referência no atendimento de trauma, em alguns momentos registra aumento no fluxo de pacientes, sem que ocorra negativa de atendimento.

Salienta, ainda que todas as medidas administrativas estão sendo adotadas para que os novos profissionais sejam contratados, visando inaugurar a reforma da unidade. A Secretaria não forneceu datas para lançamento do edital do concurso que contratará a nova equipe.

https://pix.7segundos.com.br/?tid=102459&tt=noticias&h=40dc834ee7f9be6ba888efb40a155c465d27271d