C72abcc7 eb23 441f b9f3 83c6023e953a

Com o intuito de promover a cultura do frevo e fomentar o turismo local, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), irá promover uma série de ensaios abertos das orquestras de frevo do município para o carnaval 2018. O primeiro ensaio acontece neste sábado, na orla da Praia do Francês.

 

Ao longo do mês de janeiro, até o início de fevereiro, as cinco Filarmônicas do município, que na época do carnaval se dividem em várias orquestras, irão comandar os ensaios. Por receber muitos turistas durante o ano, o primeiro local a ensaio aberto será a da Praia do Francês. Durante a tarde deste sábado (13), no horário das 15h30 às 17h, a Orquestra Aconchego irá comandar o ensaio, seguida, às 17h, pela Orquestra Carlos Gomes.

 

O secretário municipal de Cultura e Conservação do Patrimônio Histórico, Diego Lima, falou da iniciativa e ainda garantiu que a ação vai acontecer também no Centro Histórico e nos demais povoados da região dos Canais.

 

“Elas [orquestras] fazem ensaios abertos somente na semana do carnaval, com alguns desfiles na rua, já para treinar os músicos. Entendemos como bem fazer uma sequência de ensaios abertos.  Várias comunidades estão sendo contempladas com o circuito, como Massagueira, Santa Rita, Barra Nova e sítio histórico. Vamos levar e resgatar a cultura do frevo que era o carro chefe, e continua sendo, aqui no nosso município”, afirmou.

 

Confira a Programação dos Ensaios Abertos das Orquestras de Frevo:

 

Dia 13/01 (Sábado)

 

Local: Praia do Francês (Orla)

Hora: 15h30 – Orquestra Aconchego;

17h00 – Orquestra Carlos Gomes

 

Dia 19/01 (Sexta)

 

Local: Barra Nova (Orla)

Hora: 16h - Orquestra Boa viagem

Local: Centro Histórico

Hora: 16h – Orquestra Aconchego

 

Dia 20/01 (Sábado)

 

Local: Massagueira (Rua dos Restaurantes)

Hora: 16h – Orquestra Carlos Gomes

Local: Orla da Praia do Francês

Hora – 16h – Orquestra Manuel Alves

 

Dia 27/01 (Sábado)

 

Local: Ilha de Santa Rita (Rua principal após a quadra)

Hora: 16h – Orquestra Santa Cecília

Local: Praia do Francês (Orla)

Hora: 16h – Orquestra Boa Viagem

 

Dia 01/02 (Quinta)

 

Local: Centro Histórico

Hora:16h – Orquestra Santa Cecília

Local: Praia do Francês (orla)

Hora: 16h – Orquestra Manuel Alves