Fbf3c4d9 3eee 4a8b a11e 80b196a63969

O Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire realizou na última segunda-feira (08), a inauguração da "Onda Azul", uma moderna estrutura que ofertará um serviço especializado ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), com atendimentos individuais e em grupos.

O evento que aconteceu na sede da instituição, localizada no bairro Nova Esperança, em Arapiraca, contou com a participação de pais e mães de crianças portadoras do autismo.

Além de alguns depoimentos, as mães aproveitaram o momento para tirar dúvidas de como cuidar e treinar novos comportamentos com seus filhos.

O novo serviço traz uma terapia diferenciada com um acompanhamento rigoroso, a análise do comportamento aplicada, muito conhecida pela sigla ABA.

O atendimento será de segunda a sexta-feira, realizado por duas equipes multidisciplinares compostas por fonoaudióloga, psicóloga, terapeuta ocupacional e pedagoga. Vão trabalhar em cima da autonomia do individuo, bem como seu comportamento, fala, educação além das emoções. E a cada quinze dias com a participação dos pais.

 “A presença dos pais no tratamento é de extrema importância na busca de uma melhor superação. São eles que além de participarem de algumas oficinas e atividades, vão informar o comportamento diário de seus filhos e a mudança dos mesmos”, disse a psicóloga Klívia Santos.

O fundador da instituição o deputado estadual Tarcizo Freire também participou do evento e destacou o novo serviço. “Crianças com transtorno do espectro autista têm direito a um tratamento especializado com profissionais bem preparados como, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais que cuidem dos problemas físicos, da saúde mental e que também tenham preparo para ajudar a família. Com ampliação desse serviço, o Complexo sai na frente em busca da melhoria da qualidade de vida dos autistas”, falou Freire.

Segundo o gerente do Complexo Michel Pereira, o serviço é gratuito e quem precisar pode recorrer à instituição na Rua Estudante José Augusto Vital Nº 991, bairro Nova Esperança, em Arapiraca, munido de documentos. A criança passará por uma triagem, dependendo da sua necessidade será encaminhada para tratamento.

 

O Transtorno do Espectro Autista - (TEA) é transtorno do neurodesenvolvimento infantil caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos, podendo apresentar também sensibilidades sensoriais.

A ocorrência é de cerca de um em cada 100 pessoas tem um TEA. Sabe-se que é quatro vezes mais comum em meninos do que meninas.

A qualidade de vida de muitas crianças e adultos pode ser significativamente melhorada por um diagnóstico precoce e a indicação de tratamento.