Foto: Ascom SMS A6bc564c ae14 4277 b7e9 ff60fe5b67f1 Testes rápidos

A equipe multiprofissional da Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza em parceria com profissionais das unidades básicas de saúde do município, testes rápidos para detectar HIV, sífilis, hepatites B e C em públicos considerados vulneráveis. O objetivo dos testes é detectar as doenças de forma precoce.

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O método utilizado permite que em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário. “Trabalhamos com equipes de saúde preparadas para acolher e aconselhar a todos os pacientes, em especial, àqueles detectados com sorologia positiva, que necessitam de suporte psicológico e encaminhamentos adequados”, destacou a gerente do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Tereza Carvalho.

O teste de Aids não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame. Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste.

Entrega dos resultados

Os resultados dos testes serão entregues à própria pessoa com documento de identificação, garantindo total sigilo dos exames. A equipe de saúde está preparada para encaminhar o paciente, caso necessário, para os serviços especializados para início do tratamento de forma célere. Casos de sífilis são encaminhados para as unidades de saúde do bairro e em caso de hepatite ou Aids, serão encaminhados para as unidades de referência, que são o Bloco I do PAM Salgadinho, Hospital Helvio Auto ou Hospital Universitário.