Ascom/Arapiraca E074021c 095e 49ae bb97 745a2deca8d3 Vereadores e prefeito em visita a nova sede

O antigo prédio da Escola de Governo de Arapiraca está praticamente pronto para sediar a Câmara Municipal, logo após o encerramento do recesso parlamentar, no início de Fevereiro de 2018. A informação é da assessoria de comunicação da Câmara. 

O local, que um dia também já abrigou a prefeitura de Arapiraca, está recebendo os últimos equipamentos, pintura e instalações elétricas, além de móveis e condicionadores de ar (alguns reaproveitados da antiga Câmara) para passar a funcionar como sede do Poder Legislativo da capital do Agreste. 

A nova Casa Herbene Melo vai passar a funcionar a partir do dia 6 de Fevereiro, quando será iniciado o Ano Legislativo de 2018 num espaço amplo e com maior comodidade para os 17 vereadores, servidores e assessores da Câmara Municipal, incluindo área aberta para estacionamento. 

Mudança necessária 

Foram os recentes problemas enfrentados pela antiga sede dos vereadores que justificaram a saída definitiva do Poder Legislativo do Centro da Cidade, além da falta de espaço físico dos gabinetes, plenário e auditório sem contar os longos anos sem manutenção que deixaram a Câmara com infiltrações e até infestação de cupins.

A ideia da transferência da Casa de Leis partiu do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) em comum acordo com os vereadores de Arapiraca com objetivo de dar mais espaço e conforto aos parlamentares. Todos os vereadores aceitaram a mudança de imediato, após uma visita, em meados de Outubro de 2017, quando conheceram a extinta Escola de Governo, que funcionava como Centro de Licitação e Compras da atual gestão. 

Antiga prefeitura 

Nos anos 1990, o prédio foi o gabinete oficial da prefeitura com algumas secretarias funcionando em suas salas. Após a inauguração do Centro Administrativo Antônio Rocha, em Novembro de 2004, o local passou a sediar seminários e cursos de capacitação de servidores, passando a se chamar Escola de Governo de Arapiraca, a partir de 2005. 

Instituto Histórico 

A nova sede da Câmara de Vereadores, (Bairro Santa Edwiges), fica próxima ao Centro Administrativo, Fórum, Ministério Público, SESC e do Arapiraca Garden Shopping, além de outras instituições, agência bancária e unidades de Saúde.

Já a antiga sede do Legislativo, na Avenida Rio Branco (Centro) será transformado no Instituto Histórico de Arapiraca. Por sua vez, o Centro de Licitação e Compras foi transferido para um prédio (alugado) na Rod. AL 220 onde funcionava o restaurante República dos Camarões.