Foto: Alagoas na Net 0981e70d 496b 45cf af22 6cf72f311edf Município de Mata Grande, Sertão Alagoano.

Vereador e Prefeito de Mata Grande, Sertão de Alagoas, presos durante uma operação no Domingo (24), Véspera de Natal, após uma denúncia de uma suposta propina em troca de aprovações de projetos envolvendo os poderes legislativo e executivo municipal. Joseval Costa (PP) e Erivaldo Mandu (PP), respectivamente vereador e prefeito que se encontravam presos desde a véspera de natal na Casa de Custódia em Maceió, tiveram suas prisões revogadas pelo Desembargador e Presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Alagoas, Celyrio Adamastor. A decisão foi proferida pelo magistrado no domingo (31).

Os advogados de defesa de Costa e Mandu haviam alegado que seus clientes em depoimento a Procuradoria-geral de justiça esclareceram os fatos que culminaram em suas prisões afirmando não haver mais motivos para a manutenção de suas prisões. 

Segundo informações ainda por parte da defesa, o vídeo onde aparecem o vereador Joseval e o prefeito Erivaldo supostamente negociando propina teria sido registrado em 2016 ano em que Erivaldo ainda era vice-prefeito do município não sendo na sua gestão como prefeito. Alegações de perseguição política foram feitas aonde segundo informações a família Brandão ex-aliada de Erivaldo na qual tem como um dos líderes o ex-prefeito Jacob Brandão segundo a defesa do prefeito estaria por trás desse denúncia. 

Os políticos apesar de soltos devem seguir afastados de seus cargos, proibidos de frequentar prédios de órgãos públicos, serão monitorados por tornozeleiras eletrônicas, proibidos também de frequentarem bares ou casas noturnas além disso terão que ficarem reclusos no período noturno em suas residências. 

Suplente e vice-prefeito devem assumir cargos em vacância devido afastamentos

O Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Celyrio Adamastor determinou que a Câmara de Vereadores de Mata Grande realize a posse do suplente do vereador Joseval Costa e do vice-prefeito em substituição ao prefeito Erivaldo Mandu. 

Vice-prefeito Franklin Lou (PP), é filho do ex-prefeito Fernando Lou que deverá em breve assumir o cargo de prefeito. A suplente Dr (a) Genny Alencar (PP) assumirá no legislativo. As posses devem ocorrer em sessão extraordinária já que o poder legislativo encontra-se em recesso.