362f739a 8689 4062 9dc6 4157c3b0d358

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou uma prestação de contas de todas as ações realizadas na educação do município durante todo o ano. A prestação de contas foi apresentada pelo Secretário de Educação, Marcelo Beltrão, durante reunião com os servidores públicos da educação, na última sexta-feira (15).

No início do ano, após a conclusão do ano letivo de 2016, foi estabelecida uma meta para conclusão do ano letivo de 2017 até o final do ano, fato que há 10 anos não acontecia.

Além dos reparos em todos os prédios de ensino da Rede Municipal, algumas escolas como Escola Municipal José Bispo (sede e extensão), NEI Sonho Feliz, Escola Municipal Adelina de Carvalho, Escola Municipal Joviniano Roda, Escola Municipal Eleuza Galvão, Escola Municipal Hamilton Gouveia, Nei Otávio Teixeira, foram entregues reformadas. A Escola Manoel Messias, localizada na Praia do Francês, foi entregue de forma parcial para que os alunos deixasse de assistir aulas em um prédio de forma improvisada.

Durante todo o ano, a Secretaria de Educação realizou monitoramento das escolas com a coordenação da Educação Infantil, para acompanhar o nível de habilidade diferentes. Assim, foram programadas visitas semanais às unidades escolares para acompanhamento das atividades, reunião com os diretores e coordenadores, participação em reunião com os pais, acompanhamento dos articuladores do Escola 10.

Além disso, após o teste diagnóstico realizado em abril deste ano, foi feito um planejamento para recuperar e alfabetizar os alunos com atrasos no conteúdo. Os alunos do terceiro ano passaram por reforço e correção de fluxo; os alunos do quinto ano tiveram uma revisão para a Prova Brasil; e no nono ano, o programa Preparando Para o Futuro, com cursos preparatório para a prova do IFAL. Tudo realizado em parceria com o Instituto Alfa e Beto. Além da realização de dois simulados realizados pela Secretaria de Comunicação, e em algumas escolas por iniciativa individual.

Capacitações e formações

Já para os professores foram realizadas formações com especialista em Língua Portuguesa e Matemática nos 5º e 9º anos, além de formações do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e formação com todos os segmentos: Educação Infantil, Educação Especial, Fundamental I e Fundamental II. No total 624 profissionais foram atingidos com as formações.

Além dos profissionais do magistério, também foram capacitadas as merendeiras, os agentes administrativos e secretários escolares. A secretaria ainda ampliou o Programa Novo Mais Educação, que foi executado em 18 escolas, atingindo 1856 anos, sendo 93 turmas de português, 93 turmas de matemática, além do desenvolvimento de atividades como: futsal, artesanato, coral, circo, judô, leitura e desenho.

A prática de esportes também começou a ser valorizada na Educação. Alunos participaram de competições nas modalidades de atletismo, futsal feminino e masculino, luta olímpica, basquete e queimado. Participação dos alunos no JEAL, Jogos da Juventude em Curitiba, Luta Olímpica, jogos internos, torneios municipais e intermunicipais, e Maratoninha da Caixa, além do Programa Saúde na Escola.

Em 2018

Para o ano letivo de 2018, a Secretaria de Educação vai dar início ao Programa de Fortalecimento de Autonomia Financeira das escolas (Profafe), que são recursos financeiros para as unidades escolares. Os recursos serão repassados para as escolas para que sejam usados em pequenos consertos, adaptação e conservação das instalações prediais, ou outros serviços de necessidade da escola.