Foto: Assessoria 5132020d 9a94 47da aadb c12063ed1e38

Alunos da Universidade Federal de Alagas (Ufal) e a comunidade acadêmica serão contemplados com investimento R$ 2,1 milhões de reais, viabilizados pelo ministro alagoano, Marx Beltrão, para equipar 14 laboratórios da instituição por meio do Ministério da Educação.  Os investimentos trarão o que há de mais moderno para equipar os laboratórios e atender as unidades acadêmicas do Campus A.C. Simões, das unidades de ensino de Arapiraca e do sertão alagoano, além de atender as demandas do Museu de História Natural e da Usina Ciência.  O intuito é priorizar a qualidade de ensino, expansão e a inserção social da instituição atendendo às necessidades regionais com o compromisso aperfeiçoar as atividades e oferecer qualidade no ensino.

Em visita técnica com a reitora da Ufal, Valéria Correia, e o diretor do Centro de Ciências Agrárias, (CECA), Gaus Silvestre, o ministro Marx acompanhou as instalações do laboratório do centro e constatou a necessidade dos investimentos. “Temos a estrutura física, mas faltavam os equipamentos para novos experimentos e estudos. Vai proporcionar mais qualidade na formação profissional, capacidade de execução de atividades na área de formação e prontidão para executar qualquer atividade em um laboratório moderno. Vem num momento muito oportuno para que os alunos saiam daqui mais preparados para o mercado de trabalho”, disse Gaus.

 

Para a reitora Valéria Correia, o objetivo maior é o fortalecimento da universidade, enquanto instituição pública, com o compromisso de aperfeiçoamento do ensino que atenderão as necessidades das grades curriculares dos cursos atendidos com a melhoria da qualidade de ensino. “Fico muito contente em poder viabilizar esses investimentos e proporcionar mais qualidade na formação profissional. Um ganho extraordinário para educação e aporte técnico às aulas práticas e pesquisas para a comunidade acadêmica”, afirmou o ministro Marx.  

Serão contemplados Campus Arapiraca, Centro de Ciências Agrárias (CECA) laboratórios de Irrigação e Manejo, Hidráulica e Drenagem; Pós Colheita; Microscopia; Física Experimental; Anatomia Animal. O instituto de Química e Biotecnologia (IQB), instituto de Física (IF), Campus do sertão, Centro de Tecnologia (CTEC), instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), faculdade de nutrição (Fanut), museu da História Natural (MHN), Usina Ciência.