Foto: Assessoria 14dc1824 7e72 4732 b56c e24f4228259b

Com base legal na Portaria Interministerial n° 17/2007, de 24/04/2007 que institui o Programa Mais Educação através do Decreto 7.083, de 27/01/2010 que regulamenta o Programa Mais Educação e da resolução MEC/FNDE n° 05/2016, de 25/10/2016 que destina recursos financeiros nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, a Prefeitura de Canapi adere ao Programa Novo Mais Educação nas escolas da rede municipal que atendem do 1º ao 9º ao do Ensino Fundamental.

Considerado um Programa de Educação de Tempo Integral, tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática, além de promover atividades complementares de lazer, cultura e esportes por meio da aplicação da jornada escolar com carga horária de quinze (15) horas semanais, em contra turno escolar.

A finalidade mais específica do Programa Novo Mais Educação é ampliar o tempo de permanência dos alunos matriculados na rede pública, oferecendo-lhes a educação básica em tempo integral, contribuindo para a redução da evasão, reprovação e distorção idade/série, oferecendo atendimento especializado aos alunos com necessidades especiais, integrando a proposta curricular com o convívio a diversidade e ações de acessibilidades. Além disto, também pretende prevenir e combater o trabalho infantil, exploração sexual e outras formas de violência contra crianças e jovens e promover a formação artística, literária, esportiva e de lazer no ambiente escolar, proporcionando a aproximação entre a escola, famílias e comunidades.

O programa Novo Mais Educação é uma iniciativa do Governo Federal que trabalha em parceria com o Governo Estadual, Municipal e Secretaria Municipal da Educação. 
Entretanto, é o Governo Municipal que estará disponibilizando recursos para contratação de profissionais qualificados (mediadores de aprendizagem e facilitadores), compra de merenda escolar de boa qualidade e materiais de apoio pedagógico, esportivo e cultural – oferta que, em Canapi, estará somente sendo ampliada, visto que já são serviços oferecidos aos alunos da rede pública – pela ampliação da carga horária.

O atendimento será oferecido a 700 alunos da rede municipal distribuídos em 11 unidades escolares da zona rural e urbana e vem num momento propício onde a cidade vem sendo “reconstruída” e a Educação, como todas as outras áreas de abrangência do Governo Municipal, vem sendo vista com os olhos de uma equipe que trabalha para que o povo de Canapi desfrute de seus direitos e onde o dinheiro público vem sendo utilizado com responsabilidade.

Vinícius Lima, o jovem prefeito de Canapi, se mostra satisfeito com a adesão da cidade ao Programa Novo Mais Educação, destacando que “é um momento muito especial, pois as nossas crianças receberão um atendimento de excelência, desfrutando de todas as alegrias e oportunidades de estudarem em escolas públicas boas, com equipes competentes, recebendo boa merenda escolar, aparelhos pedagógicos de incentivo e com muitas possibilidades de desenvolvimento de seus talentos e aptidões. Acho que estamos no caminho certo. Em breves dias, a gente estará colhendo os frutos deste cuidado com as nossas crianças que começa agora, na construção deste novo tempo que já é uma realidade em Canapi”, finalizou.