Foto: Agência Alagoas 0003f336 3e37 46ba a6f8 1c304b46bc2b Na 2ª mostra, fotos e vídeos interagem entre si, se complementam, em um circuito imagético que conta histórias e resgata memórias

Um belo resumo da produção alagoana de fotos e vídeos jornalísticos vai ser apresentado ao público na 2ª Mostra de Fotojornalismo e Vídeo de Alagoas, organizada pela Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado.

A exposição será aberta na sexta-feira (15), às 19h, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, e fica até 15 de janeiro, podendo ser visitada de segunda a sábado, das 8h às 18h, às quartas até às 20h, e, aos domingos e feriados, das 14h às 18h. Grupos de escolas e instituições devem fazer o agendamento gratuito pelos telefones (82) 98884-6885 e 98819-5010 ou pelo e-mail escolasditeal@gmail.com.

A mostra traz 50 fotografias e 12 vídeos. Participam da exposição dezessete repórteres fotográficos: Ailton Cruz, Alisson Frazão, Beto Macário, Dárcio Monteiro, Douglas Araújo, Edberto Ticianeli, Felipe Brasil, Guido Jr., Itawi Albuquerque, José Feitosa, Jonathan Lins, Jaime Fernandes, Jorge dos Santos, Pei Fon, Luiz Cunha, Sandro Lima e Waldson Costa, e 12 repórteres cinematográficos: Aldo Correia, Gerson Barros, Henrique Moura, José Pereira, Ivan Amorim, Itawi Albuquerque, Jonathan Lins, Josualdo Moura, Rodrigo Rocha, Valdemir Soares, Valmir Inácio e Wellinton Soares.

Além de revelar belezas naturais e riquezas culturais do Estado, a mostra ainda relembra o que foi notícia pelos quatro cantos de Alagoas. Do Sertão à capital, as imagens retratam fatos ocorridos entre os anos de 2016 e 2017, contados por filhos da terra, sendo naturais ou adotivos.

A 2ª Mostra conta com o apoio da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), World View e da Ellege Corretora de Seguros. A 1ª Mostra de Fotojornalismo e Vídeo de Alagoas foi realizada no ano passado, no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa).

Criada há quatro anos, com o intuito de organizar as ações e divulgar mais os trabalhos dos profissionais locais, a Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Alagoas é a primeira entidade do setor no país a realizar uma exposição que reúne fotos e vídeos. A Arfoc conta com mais de 100 associados e vem organizando eventos como workshops para valorizar os profissionais, melhorar ainda mais a qualificação e promover a produção.

Nesta 2ª mostra, fotos e vídeos interagem entre si, se complementam, em um circuito imagético que conta histórias e resgata memórias. “A mostra é muito importante. Primeiro, porque faz uma retrospectiva de um ano e meio, mais ou menos, do que foi notícia no Estado e, também, por relembrar o passado em fotos e vídeos, valorizando o ouro da casa”, afirma o repórter fotográfico Ailton Cruz, presidente da Arfoc, que expõe seis fotos na mostra.

A ideia da Associação é consolidar a mostra no calendário cultural e artístico da cidade. “Chegamos ao Complexo Cultural Teatro Deodoro, que é um lugar caloroso, moderno e muito visível. Quem passa pela rua já vê as fotografias. Isso para a gente vai ser o ápice. Pela primeira vez, estamos expondo em um complexo; a responsabilidade é grande e estamos muito felizes”, finaliza Ailton Cruz

Serviço:

2º Mostra de Fotojornalismo e Vídeo de Alagoas

Abertura – Sexta-feira (15/12), às 19h

Visitas – Até 15/01, de segunda a sábado, das 8h às 18h, às quartas, até às 20h, e, aos domingos e feriados, das 14h às 18h.

Local - Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió

Agendamento de grupos de escolas e instituições - (82) 98884-6885 e 98819-5010 ou pelo e-mail escolasditeal@gmail.com.

A entrada e o agendamento são gratuitos.