E23bbde9 4c52 4920 8aaa a6bae2836fb5

Com o apoio da Prefeitura de Santana do Mundaú, foi realizada nesta terça-feira (5), uma ação de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos. A ação que contemplou os pequenos produtores agrícolas, foi realizada pelo Sistema Campo Limpo, do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), também teve apoio da ADEAL, Emater, InforCampo, Construagro, Comapal e ADRAAL.

 

Representando o prefeito Arthur Freitas, o chefe de gabinete, Daniel Amorim, acompanhou a iniciativa que contempla os agricultores familiares e os pequenos agricultores, buscando preservar o meio ambiente e a saúde da população. "O recebimento itinerante é uma ferramenta que foi criada para inserir o pequeno agricultor em todo o processo de destinação ambientalmente correta das embalagens de agrotóxicos, que são agentes contaminadores e podem trazer riscos à saúde deles e do meio ambiente. Por isso, o prefeito destinou todo o apoio necessário, a fim de garantir que a campanha seja implantada de forma permanente no nosso município", disse.

 

Como funciona: 

 

Ao agricultor compete devolver a embalagem tríplice lavada e perfurada, no prazo de um ano a contar da data da compra do produto, no local indicado na nota fiscal. Ao comerciante cabe disponibilizar ao agricultor um local para a devolução das embalagens vazias e indicá-la na nota fiscal.

O fabricante do produto deve encaminhar as embalagens devolvidas pelos agricultores ao seu destino final, que é a reciclagem ou incineração. A competência do poder público é fiscalizar todo o processo e implementar ações educativas junto a todos os envolvidos da cadeia.