Foto: Ascom SMS 4c4a2a81 33ea 4342 9518 56b7bdf964a6

A campanha do Dezembro Vermelho, que objetiva levar prevenção e conscientização à população para o diagnóstico da Aids, do HIV e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis ( ISTs) já deu início às ações pontuais de testagens e orientações em locais de grande movimentação pela cidade.

Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais, a campanha garantiu, no último sábado (02), a oferta de testes para Sífilis e HIV para os consumidores que circularam no Shopping Pátio, localizado na entrada do Benedito Bentes.

“Em parceria com o Sesc/AL, realizamos uma ação ampliada de promoção à saúde, disponibilizando também outros serviços como a verificação da pressão arterial, testes de glicemia e o circuito da prevenção, estendendo o alcance dessa mobilização”, afirma a assistente social da gerência, Tereza Carvalho.

Buscando trabalhar também a conscientização acerca dos cuidados preventivos de forma lúdica, a ação contou com uma oficina de porta preservativos, confeccionados com material de fácil manuseio.

O domingo na capital alagoana também ganhou ações de prevenção na Rua Fechada da orla marítima da Ponta Verde. No local, aproveitando a grande movimentação, a equipe da SMS instalou um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante, promovendo – em parceria com a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+ Alagoas) – a oferta de testes de HIV com fluido oral durante toda a manhã.

A campanha seguirá com ações de testagem itinerante em diversos bairros, mas também continuará a intensificar as atividades educativas, testagens e orientações nas unidades de saúde do município. No próximo dia 09, o CTA Itinerante estará fazendo o atendimento da população na Ação de Cidadania que acontecerá na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, das 9h às 12h – em parceria com a Semas e o projeto Rolê da Promoção (UFAL/UFPE) – na Igreja do Perpétuo Socorro, no Vergel (das 8h às 12h) e na Federação dos Pescadores, em Jaraguá, das 14h às 17h.