Cortesia assessoria 5022562e 897e 4181 83ed 0e69ac0d5288

Através da matéria veiculada no site de notícias CadaMinuto, a Fundação Cordial, braço social do Hospital do Coração de Alagoas, ficou a par da história do adolescente de Olho D´água das Flores, conhecido como Chiquinho, e a incansável luta de sua mãe, que não sabia da existência da Casa do Coraçãozinho, para tentar salvar a vida do seu filho. De imediato nossa assistente social entrou em contato com a Secretaria de Saúde do município para agendar a consulta e o ecocardiograma. Chiquinho foi atendido hoje (29) pela cardiopediatra Dra. Adriana Cunha, que diagnosticou Comunicação Interventricular (CIV). “O próximo passo será realizar o cateterismo, já agendando na próxima terça (5), para saber se será possível operar e resolver o problema do adolescente”, afirma Dra. Adriana.

Além do atendimento às crianças cardiopatas, a Fundação Cordial está salvando a vida de milhares de alagoanos com seu trabalho de Telemedicina. Alagoas é o único estado do Nordeste a ter esse trabalho de diagnóstico precoce do Infarto que está sendo ampliado para garantir cobertura a todas as regiões.

Conheça a CORDIAL

Fundada em 02 de maio de 2007, A Fundação Cardiovascular de Alagoas – Cordial, braço social do Hospital do Coração de Alagoas, é uma associação, sem fins lucrativos, com sede na Rua Ariosvaldo Pereira Cintra 142, Gruta de Lourdes, cidade de Maceió-AL e com ação em todo território nacional, surge da angustia e preocupação de médicos cardiologistas alagoanos e outros profissionais da saúde preocupados com os indicadores de morbidade e mortalidade por doenças do coração, as cardiopatias, que estavam vitimando o cidadão alagoano em condições de vulnerabilidade social, incluindo as crianças com cardiopatia congênita.

Não havia estrutura nem equipe adequados para tratar, em tempo hábil, uma emergência cardíaca. Nos casos de cardiopatias congênitas, as famílias tinham que procurar ajuda em outras cidades, pois em Alagoas não havia tratamento disponível pelo SUS. Diante dessa falta de recursos, muitas vidas foram perdidas e famílias desestruturadas.

Inconformados com essa realidade, os médicos Dr. Ricardo Cavalcanti, diretor-presidente do Hospital do Coração de Alagoas e Dr. Hemerson Casado, renomado cirurgião cardíaco, munidos de empatia, altruísmo e coragem, uniram forças para fazer a diferença na saúde em Alagoas, com projetos que viriam a salvar muitas vidas no estado, dando uma segunda chance aos pacientes cardíacos.

Desde a sua fundação, a CORDIAL vem trabalhando com seriedade e afinco para a ampliação de programas ligados à saúde e qualidade de vida. A partir de 2015, com a junção de pensamentos, ações, pessoas e a parceria com o Governo do Estado, foi possível colocar em prática as linhas de cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio e da Cardiopatia Congênita. Configurando uma estrutura para oferecer aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) assistência de excelência nessas linhas de cuidado. Todas essas importantes ações da CORDIAL, só foram possíveis por ter como base e alicerce a estrutura física e assistencial do Hospital do Coração de Alagoas.

A Fundação Cordial executa projetos na área educacional, científica e assistencial, com apoio de médicos, voluntários, parceiros e colaboradores do Hospital do Coração que lutam pela causa, sem nenhum fim lucrativo, com o objetivo de prestar um atendimento mais eficiente, ágil e humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em exponente crescimento, a CORDIAL é reconhecida no estado por sua excelência técnica e credibilidade no desenvolvimento do seus programas e projetos que tem como essência o respeito à vida, assistência humanizada e inovação.

Com um horizonte de possibilidades e muito a contribuir com a Saúde Pública do Brasil em especial a do Estado de Alagoas, o corpo técnico e clínico da CORDIAL, segue em evolução das suas atividades imbuídos sempre dos princípios e valores éticos que devem nortear a nossa sociedade.

Saiba mais sobre a Casa do Coraçãozinho

Inaugurada em 09 de dezembro de 2016, a Casa do Coraçãozinho é o Centro de Referência em cardiopatia congênita de Alagoas. Sonho que virou realidade, idealizada pelo diretor-presidente do Hospital do Coração de Alagoas e presidente da CORDIAL, Dr. Ricardo Cesar Cavalcanti, é fruto de uma parceria público-privado firmado entre o Governo do Estado e o Hospital do Coração de Alagoas, através da CORDIAL. A Casa do Coraçãozinho é uma expansão do Projeto Coraçãozinho, Serviço Estadual da Cardiopediatria em Alagoas, já realizado nas dependências do Hospital do Coração desde 2015.

Concebido dentro de um modelo de excelência, a Casa conta com uma estrutura composta por consultórios médicos, brinquedoteca, área de treinamento para pediatras e cardiopediatras e um auditório onde são realizados programas de educação continuada em medicina, destinados aos profissionais do Hospital. Realiza exames e acompanhamento ambulatorial clínico e cirúrgico das crianças cardiopatas, além disso, há um espaço de acolhimento para que as famílias do interior possam, quando precisar, ter um local para se acomodar próximo ao paciente.

É oferecido tratamento integral e humanizado através de uma equipe multiprofissional composta por cardiologistas, psicólogos e assistentes sociais entre outros profissionais apaixonados por esses pequenos e por servir a população carente de Alagoas, já que o atendimento é 100% SUS.

Atendimento

O atendimento funciona de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h e sexta-feira, das 7h às 16h na Rua Ariosvaldo Pereira Cintra, 152, Gruta de Lourdes. Para agendar a consulta é preciso ligar para o número 3435-3607 e ter em mãos o encaminhamento do médico que acompanha a criança.

Serviços

Consultas, exames e acompanhamento ambulatorial clínico e cirúrgico

Funcionamento: segunda a quinta-feira, das 7h às 17h e sexta-feira, das 7h às 16h

Contato: 3435-3607