Foto: Natália Cerqueira/CM / Arquivo 76d501e6 4a74 418b 8922 3e4cfd736678 Governador Renan Filho

O governador Renan Filho assinou na tarde desta segunda-feira (27), um decreto de ICMS que pretende incentivar o setor atacadista de medicamentos, reduzindo a carga tributária, diminuindo o valor dos medicamentos vendidos nas farmácias em Alagoas. Na prática, serão criadas condições tributárias especiais para os distribuidores, aumentando a arrecadação do ICMS em 33% em até 20% a carga tributária.

Durante a solenidade que aconteceu no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, o governador explicou que “o beneficio para o consumidor alagoano é grande, porque quando você reduz a carga tributária você permite a redução do preço e ao reduzir preço, quem toma remédio vai poder pagar um preço um pouco menor que pagava antes, além de aumentar o consumo, garantindo mais rentabilidade ao negócio dos farmacêuticos” disse.

Além do consumidor alagoano, os setores de atacado de medicamentos e de material médico-hospitalar de Alagoas também serão beneficiados com esse decreto. 

O decreto será publicado no Diário Oficial desta terça-feira (28). Porém segundo o governador, a redução só deverá ser sentida pelo consumidor quando os estoques de cada farmácia acabarem. 

De acordo com o governador, essa redução vai diminuir a competição de outros Estados na venda de produtos e gerar mais empregos para Alagoas. “Esse ato preserva os empregos e abre espaço para a geração de novos empregos, sobretudo essa é uma demonstração que o Governo do Estado está conectado com as necessidades da iniciativa privada e toma as medidas necessárias para manter o estado de alagoas competitivo com relação aos outros estados do Nordeste”, finalizou.

*Estagiária