Secom Maceió/Arquivo 42e2b5ea 0e89 4f3f 8dda 72dee9b3fbe0 Feira do Benedito Bentes II

 

A Câmara Municipal de Maceió promove, na próxima terça-feira (28), às 9h, uma audiência pública com o tema “Transporte público no bairro do Benedito Bentes”. A sessão será presidida pelo vereador Siderlane Mendonça (PEN), propositor da audiência que será realizada na praça Padre Cícero, ao lado do terminal de integração do Benedito Bentes. Foram convidados representantes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), do setor produtivo, lideranças comunitárias, integrantes do Conselho Municipal de Transporte e secretários municipais.

A população do Benedito Bentes é maior do que a segunda cidade mais importante de Alagoas, Arapiraca. Hoje o maior bairro de Maceió é formado por mais de 30 conjuntos e 19 grotas. Com uma média de 220 mil habitantes, o bairro não é gigante apenas na forma territorial, mas economicamente e populacional.

A reclamação mais frequente dos moradores do bairro é em relação ao tempo de espera no terminal integrado, que existe naquela região desde 1996. Para quem precisa ir a qualquer parte de Maceió, a espera pode ser de 15 a 30 minutos, a depender do destino. No entanto, a espera pode chegar a 50 minutos para os passageiros que aguardam uma das linhas alimentadores para retornar para os conjuntos habitacionais.

Integração - Com base em estudos técnicos e demandas da população, mudanças foram realizadas e o sistema de transporte da região passou por alterações, no início de 2016. A principal mudança foi no itinerário das linhas principais do Benedito Bentes, que saem do terminal integrado e não mais dos terminais de cada região.

Do terminal de integração milhares de pessoas partem para qualquer local de Maceió. Para chegar ao terminal integrado, o passageiro deve utilizar uma das linhas alimentadoras que saem dos conjuntos habitacionais (Frei Damião, Cidade Sorriso, Guaxuma, Selma Bandeira, Caetés, Cachoeira do Meirim, Grota da Alegria, Terminal do Mocambo).

Por exemplo: quem mora no Conjunto Caetés e precisa ir para a Ponta Verde, a espera de um ônibus da linha alimentadora T. I. Benedito Bentes/Conj. Caetés pode chegar a 20 minutos. O percurso até o terminal integrado é feito em aproximadamente 20 minutos.

Linha circular - Além do reforço nas frotas de linhas troncais (principais) e alimentadoras, surgiram também as linhas 4008 (Circular I/Benedito Bentes), 4009 (Circular II/Benedito Bentes) e 4010 (Circular III/Benedito Bentes).

As linhas circulares tornam possível o deslocamento dos passageiros dentro do complexo do Benedito Bentes e também permitem que comunidades distantes do terminal cheguem pagando R$ 1.

Ao chegar no terminal integrado, o passageiro realiza a integração com a bilhetagem eletrônica pagando somente a diferença da passagem que é de R$ 2,50.