52e56bde 249c 43b9 9ded 737d6398098d

Empenhados mais de meio milhão de reais que serão destinados à compra de material para o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). Os recursos são objeto de emenda parlamentar do deputado federal Nivaldo Albuquerque e vão ajudar o órgão a enfrentar as dificuldades que atravessa no atendimento à população arapiraquense – cerca de 200 mil pessoas – além dos habitantes dos 46 municípios vizinhos.

Segundo a supervisora do Hemoar, Maria Valdeni Pessoa, os investimentos são fundamentais ao Hemocentro e, entre outros benefícios, vão possibilitar melhora significativa nos serviços prestados. Ainda de acordo com ela, este ano, apenas com a promessa da emenda do deputado Nivaldo, eles conseguiram desenvolver projeto importante para captação de medula óssea.

Com visita a empresas e entidades para conscientizar a população e frente à promessa de compra de material para a coleta, conseguiram aumentar em 80% o número de doações. “Nós desmistificamos alguns fatores que envolvem a doação e procedemos à coleta, que depois segue para análise e mapeamento genético. Assim podemos encontrar doadores que vão para um cadastro internacional”, afirmou a supervisora.

O transplante de medula óssea é indicado para doenças relacionadas às células do sangue e deficiências no sistema imunológico. Os principais beneficiados são pacientes com leucemias, linfomas, enfremidades do sistema imune, gânglios e baço, e anemias graves. Outras caos, não tão frequentes, também podem ser tratados com o transplante, como doenças autoimunes e vários tipos de tumores.

Para o deputado Nivaldo Albuquerque, que definiu a área da saúde como uma das prioridades do seu mandato, o auxílio ao Hemoar tem ainda um fundo de gratidão. Albuquerque sofreu um atentado em fevereiro de 2012 e foi socorrido emergencialmente pelo serviço público de saúde de Arapiraca. A rapidez e qualidade no atendimento foi um dos fatores que possibilitaram sua recuperação.

“Fiquei muito sensibilizado com a demanda do Hemoar porque eu senti na pele, sei de perto sobre a importância dos trabalhos prestados por eles. Acredito que esses recursos vão ajudar a salvar muitas vidas”, afirmou o parlamentar.