Foto: Assessoria Ff87eee1 7aa9 42f4 893c c26c8d318654

Mais de cem jovens, entre 15 e 29 anos de idade, se reuniram sábado, 18, em Paripueira, para discutirem sobre os avanços e desafios da juventude no estado e em particular no município, sob a coordenação de Cibele Moura, 20, estudante de Direito. Segundo Cibele, o encontro foi apartidário e ela avalia como resultado o interesse dos participantes com o futuro do lugar onde moram.

Presidente do PSDB Jovem de Alagoas, Cibele diz que embora os debates não tenham dito conotação partidária, o evento sinalizou para a importância da juventude em se fazer presente na vida política do país, do estado e da cidade onde “residem, estudam, trabalham”. “O lugar do jovem é sim, na discussão política do presente e do futuro de seu lugar,  do projeto coletivo de vida ”, defende.

“Quem participou, saiu com o desejo de fazer a diferença, com o entendimento de que o futuro de todos nós é o que construirmos agora”, acrescenta. “Eu acredito que se a juventude não perceber que ela deve discutir política, discutir cidadania, vamos ficar sempre nas mãos de pessoas que já perceberam que nós não temos conhecimento para decidir sobre a nossa própria vida, o nosso próprio futuro”, argumenta Cibele.

Programação – Cibele conta que o encontro nasceu de forma involuntária, apenas da necessidade da juventude começara debater política e cidadania, mas que, para ela, esse tipo de discussão deve entrar na agenda cidadã de todos os municípios que priorizam a juventude. “Em Paripueira, já entrou para o calendário dos jovens”, assegura.

Durante o evento, o consultor federal Emerson Ribeiro falou sobre o ID Jovem, um programa da Secretaria Nacional de Juventude que regulamenta e assegura o acesso aos direitos à Cultura e ao Território e à Mobilidade, de acordo com o Estatuto da Juventude. O ID Jovem viabiliza a meia-entrada no preço do ingresso cobrado para o público geral em eventos artísticos-culturais, esportivos, de lazer e entretenimento (limitada a 40% do total de ingressos disponíveis para a comercialização) e reserva de 2 vagas gratuitas e 2 vagas com desconto de no mínimo 50% (a serem utilizadas caso as vagas gratuitas se esgotem), nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual.