D59164d3 be62 4874 b4de 63a53a4c13b2

Desde a aprovação da PEC no Congresso Nacional, em maio deste ano, que permite a prática de vaquejadas e outros esportes equestres no Brasil, a deputada federal Rosinha da Adefal é figura carimbada na lista desses eventos. Os convites chegam de todas as partes, principalmente de Alagoas, de onde a parlamentar é natural e sempre destina muitos  investimentos em áreas diversificadas, inclusive à cultura, por meio de emendas parlamentares.

Durante seu processo de tramitação, a deputada buscou informações sobre a prática, participando de diversos eventos voltados para o tema. Daí em diante, Rosinha identificou uma grande mobilização social para que a prática fosse realizada, tendo em vista a manifestação cultural que a vaquejada representa e também a garantia de mais de um milhão e meio de empregos diretos e indiretos. Dessa forma, a parlamentar iniciou uma grande mobilização interna para que a PEC fosse aprovada, como de fato aconteceu por 373 votos favoráveis e 50 contrários.

"Sabemos que existem questionamentos quanto aos maus tratos ao animal. Mas na verdade, quando essa prática é feita de forma responsável e seguindo diretrizes pré-estabelecidas para que não haja sofrimento ao animal, a prática torna-se uma grande realização cultural, que tem o enorme poder de reunir milhares de pessoas que estão ali para se divertir. As vaquejadas hoje são grandes eventos muito bem estruturados. Só está ali realmente, vivendo o dia a dia juntos aos animais, aqueles que identificam-se com a prática.", ressaltou Rosinha.

No último dia 21 de outubro, a deputada compareceu a Mar Vermelho, em um circuito produzido pela Associação Brasileira de Vaquejadas, na companhia de seu presidente, Dudu Albuquerque e o diretor Daniel Peixoto, onde teve a oportunidade de acompanhar de perto os detalhes desse grande evento, inclusive a preparação dos animais antes de entrarem na arena.

Já no último dia 05 de novembro, mais uma vez convidada pelos organizadores, Rosinha esteve em Paulo Jacinto para o 2º Encontro de Amigos, realizada pelo locutor Radiola, o Cícero Roberto e o Everaldo Tenório Junior. Além de receber uma recepção calorosa dos organizadores, participantes e telespectadores, a deputada ainda foi homenageada por seu envolvimento com a causa e presenteada com uma cela adaptada. "Nesse evento eles prepararam um carro, com todo conforto, para que eu não deixasse de acompanhar a cavalgada. Mas agora que ganhei essa cela, na próxima também estarei montada em um cavalo. Estou muito feliz e ansiosa para estrear.", completou.