Foto: Assessoria Fa0b6760 4928 4261 bc08 e090548df2b8

A deputada Rosinha da Adefal visitou o Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, na Instância Turística de Socorro, interior de São Paulo. Um hotel totalmente acessível, voltado para o ecoturismo, com várias atividades de turismo de aventura, todas adaptadas.

Para a deputada Rosinha a acessibilidade possibilita à pessoa com deficiência o acesso às demais áreas, entre elas o lazer. “A acessibilidade é um direito, com ela conseguimos quebrar barreiras para que possamos ter autonomia”, disse Rosinha.

O Hotel Fazenda Parque dos Sonhos é totalmente acessível, propicia ao turista um verdadeiro contato com a natureza. “Esses dias no o hotel a sensação foi de liberdade. Pude participar de diversas atividades, entre elas a tirolesa, cavalgada e passeio de trator, todas adaptadas. Foi uma experiência marcante. É preciso que todos os hotéis sejam acessíveis para que a pessoa com deficiência consiga usufruir das belezas que tem em nosso Brasil”, comentou Rosinha.

“Anualmente mais de um bilhão de pessoas viajam pelo mundo, e para termos um turismo de fato para todos, é preciso de acessibilidade”, afirmou a parlamentar.

O lazer é um bem necessário e a acessibilidade possibilita que todos tenham acesso aos mais variados destinos, prevalecendo o direito de ir e vir. Para a deputada Rosinha a estadia em um hotel com acessibilidade e com atividades acessíveis “foi muito emocionante, espero que todos os 45 milhões de brasileiros com deficiência possam ter essa magnífica experiência. Sempre vou levantar a bandeira da acessibilidade, pois ela é o instrumento que nos garante igualdade de oportunidades”.

Turismo acessível

O Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, criou o Guia Turismo Acessível. O site colaborativo permite aos internautas a avaliação da acessibilidade de hotéis, restaurantes e atrações diversas. Por tratar-se de um guia que depende da contribuição dos próprios turistas, quanto maior o número de avaliações, mais completo será.

“O Guia ajuda a reunir informações sobre acessibilidade nas grandes cidades brasileiras, precisamos ampliar o alcance desta ferramenta a todas as cidades do país, para que mais lugares sejam acessíveis”, comentou Rosinha.