Agência Alagoas 6fdf63a6 5ffb 4e2e 921b 2ffdf42d58c3 Governador Renan Filho

O governador Renan Filho (PMDB) afirmou que o pagamento do décimo terceiro salário dos servidores públicos estaduais está garantido este ano e que, nos próximos dias, irá informar a data em que ele será feito. O anúncio ocorreu em entrevista coletiva à imprensa na manhã desta quinta-feira, 9, durante a entrega de novas viaturas para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar, na Praça Multieventos, na Pajuçara.

 

“A Folha de São Paulo publicou que pelo menos seis estados não pagarão o décimo em dia, sem contar que alguns ainda não pagaram nem o de 2016, como o Rio de Janeiro. Nós vamos pagar sim! Estamos com o governo em dia, além de garantir os direitos do servidor, fazemos investimentos para melhorar a vida do cidadão em geral”, destacou o governador.

 

Ao falar sobre segurança pública, Renan Filho pontuou algumas ações realizadas na área, frisou a importância da integração das forças policiais e lembrou que, no ano em que a violência explodiu em todo o Nordeste, o governo tem trabalhado para ter um 2017 com menos violência que 2016: “Maceió saiu da primeira para a oitava capital mais violenta do País e Alagoas saiu da primeira para a terceira posição nesse quesito durante o meu governo”.

 

Ele aproveitou o assunto para alfinetar a gestão de seu antecessor, o tucano Teotonio Viela Filho: “O discurso do passado era que a culpa da violência era por causa das fronteiras, da entrada de armas e drogas no Brasil pelo Paraguai... Eu não transfiro responsabilidades... É preciso parar de responsabilizar o vizinho e assumir responsabilidades... Aqui escoava tudo por todo canto, aí faltava dinheiro para segurança, era escola caindo na cabeça das pessoas, não construía hospital há 50 anos em Maceió e para fazer uma estrada era uma celeuma, tinha que pedir dinheiro em Brasília. Hoje a gente faz isso de cabeça erguida e com transparência”.

 

Para ilustrar a importância de equipar a segurança pública, o governador afirmou que hoje o Samu de Alagoas é o melhor do País e que os investimentos feitos ajudam muito no resgate de pessoas, sobretudo em casos de acidentes.

 

“Hoje aconteceu um acidente em Marechal Deodoro com um ônibus escolar e o Samu aéreo e por ambulância chegaram rapidamente para resgatar as pessoas e levá-las ao HGE. Infelizmente houve o óbito de uma criança no local, mas conseguimos resgatar todas as outras pessoas”, finalizou.

 

*Estagiário