64c351a9 9e53 46cb b025 81aaa5d64092

Com o objetivo de trabalhar o aprimoramento e o desenvolvimento de atletas com deficiências físicas ou mentais, bem como auxiliar para a realização de projetos que revelem novos talentos e fomentar a prática esportiva e a inclusão social, o Complexo Multidisciplinar de EquoterapiaTarcizo Freire, localizado em Arapiraca, prepara jovens e adultos para serem inseridos no mundo dos esportes amadores.

Cerca de 20 atletas com potencial com potencial de destaque são preparados por profissionais da entidade.O educador físico Ivis Pereira, cuida dos treinos e da preparação dos atletas com apoio dos fisioterapeutas Tássio Freire e WilyRogê. Nas modalidades, paravôlei (voleibol sentado) e natação.

Atletas de diversas modalidades, com experiências distintas, a exemplo do  jovem nadador, RenatoValença, de 25 anos,que conquistou seis medalhas de ouro nas paralimpíadas deste ano, sendo o primeiro colocado, disputando com atletas de todo o estado de Alagoas.

A equipe do Complexo conquistou o terceiro lugar em duas etapas do Campeonato Alagoano de Paravôlei, realizadas em São Miguel dos Campos e Arapiraca.O atleta José Genésio, 34 anos,conquistouo prêmio individual por ter a melhor defesa e o melhor passe. Já o atleta José da Silva, de 20 anos, melhor passe e a revelação do campeonato.

 

A equipe também participou da lX Copa Maceió, onde atletas também se destacaram e conquistaram prêmios individuais. Melhor saque, Gilson Puríssimo;Jonathan, melhor passe; José da Silva, revelação do campeonato. Nas Paralimpiadas do Estado, atletas da instituição participaram nas modalidades de natação e bocha. Jair Pereira (medalha de ouro e prata); José da Silva (prata); Donizete (bronze); Arthur Sales (bronze – modalidade bocha adaptada). São inúmeras histórias de superação de pacientes e praticantes da entidade que buscam uma oportunidade de mostrar seu talento e valor.

Este mês a equipe de paravôlei participa da terceira etapa do Campeonato Alagoano, em Maceió. Na natação, além de Renato, outros atletas da entidade participam do circuitoSESC de Natação, que será realizado no dia 18 de novembro, em Arapiraca.

Ivis Pereira falou que a realização dos campeonatos é de extrema importância, pois, alertar a sociedade, da existência do esporte paralimpico,um evento que envolve atletas com deficiência.

O idealizador do Complexo, o deputado estadual Tarcizo Freire (PP), destacou o crescimento do esporte paralímpico no estado de Alagoas. De acordo com o parlamentar o desporto paralímpico é uma realidade no estado, que a cada ano vem crescendo e ampliando o número de praticantes em eventos esportivos.Tarcizo ainda ressaltou que o esporte contribui para a superação na vida de pessoas com deficiência.