Ascom/CMM Be8f00fc 03e6 4be2 9506 392dc318bbcc Vereador Lobão

O vereador Lobão (PR) anunciou na sessão desta terça-feira, 7, na Câmara Municipal de Maceió (CMM), que pretende apresentar um Projeto de Lei para proibir a alteração de nomes de ruas já “batizadas” e para devolver a algumas vias conhecidas da capital seus nomes populares.

O primeiro exemplo citado por ele foi a Avenida Amélia Rosa, na Jatiúca, rebatizada há alguns anos como Doutor Antônio Gomes de Barros – até hoje conhecida como “antiga Amélia Rosa”.

“A Amélia Rosa, na minha modesta opinião, precisa ser Amélia Rosa... A Rua do Sol precisa ser a Rua do Sol... A gente não tem porque tá nessa coisa de mudar os nomes das ruas... Isso é uma confusão”, disse o vereador, lembrando que algumas delas, a exemplo da Rua das Árvores, no Centro, e da Rua da Glória, na Ponta Grossa, chegam a ter três nomes.

Tenho ressalvas em relação a parte da proibição, mas, concordo com o vereador sobre o retorno dos nomes de batismo e acrescento: não é de hoje que as mudanças causam transtornos, principalmente para os Correios – que já apelaram aos vereadores que evitem aprovar as mudanças - e moradores.

Maceió cresceu e não faltam vias a serem batizadas. Percebo, inclusive, que os atuais vereadores já notaram isso e têm evitado mudanças desnecessárias, principalmente em localidades com nomes tradicionais. 

Ponto para eles.