Foto: Cortesia 2a5f5f3c f4de 4fee af4e f3e4486c2101 Professor Thalles Barros, do Clube do Fera

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano abordou os Desafios para Formação Educacional de Surdos no Brasil. A reportagem do Cada Minuto conversou com o professor de redação, Thalles Barros, do Clube do Fera, localizado em Maceió, para repercutir sobre o tema deste ano. O professor ressaltou que é um assunto interessante para ser discutido em um exame de vestibular, mas acredita que muitos candidatos vão zerar a redação e podem ter dificuldade para interpretar o tema.

O professor disse que, ao longo do ano, trabalhou com os alunos um leque de temas para que o candidato tenha possibilidade de dentro da série de produções construir a própria argumentação. "É um tema interessante para ser discutido em um exame de vestibular, principalmente o Enem. Trabalhei ao longo do ano temas educacionais ou envolvendo deficientes, mas não fui específico como o tema deste ano foi", contou.

De acordo com Thalles, mesmo não trabalhando especificamente sobre o tema, o trabalho desenvolvido com os alunos durante o ano foi para que o estudante escreva sobre qualquer assunto. "Alguns professores treinam os alunos para que eles escrevam sobre determinados temas e quando cai um tema como este, há um desespero. Agora nós vamos saber quem de fato sabe escrever ou quem só junta as palavras".

O professor acredita que alguns candidatos não estejam prontos para escrever sobre os Desafios para Formação Educacional de Surdos no Brasil e ressaltou que acredita que várias pessoas vão zerar redação. "Algumas pessoas não vão entender a proposta em si. Muitos professores falaram sobre escola, deficiência de uma maneira geral, mas o MEC direcionou para falar sobre inclusão dos surdos, não é um tema difícil", finalizou.

A estudante do segundo ano, Alicia Flores, 15 anos, fez o Enem este ano para treinar para o vestibular e disse que foi difícil para desenvolver o tema porque nas listas que foram divulgadas com possíveis temas, esse assunto não constava em nenhuma delas. Além disto, ela comentou que os professores não comentaram sobre esse assunto em sala de aula e que apesar da dificuldade, ela conseguiu desenvolver a redação. "Não sei se vai ser nota boa, mas eu desenvolvi de acordo com o assunto proposto", disse.

Na manhã de hoje, o Cada Minuto preparou uma reportagem especial sobre a expectativa dos alunos para o Enem. Confira aqui.