A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) definiu a estratégia de segurança a ser implantada durante a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre nos dias 5 e 12 de novembro em 26 municípios alagoanos.

Para garantir a tranquilidade dos alunos que irão prestar o exame, a Polícia Militar fará o patrulhamento motorizado e a pé nas imediações dos locais de prova.

“O objetivo é assegurar a ordem e a paz pública nos locais de realização (escolas), evitando quaisquer casos que possam, eventualmente, ocorrer para prejudicar a aplicação das provas”, afirmou o comandante de Policiamento da Capital coronel Neyvaldo Amorim.

Além do trabalho ostensivo da Polícia Militar, a Polícia Civil também vai atuar caso ocorram irregularidades durante as  provas.

Na SSP, será montada uma Sala de Situação com representantes de todos os órgãos envolvidos na aplicação do Enem. Além da PM e PC, haverá integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Cesgranrio, Polícia Federal, Correios, Eletrobrás, SMTT, Casal e Samu.

Os integrantes da Sala de Situação estarão monitorando todas as ações que se referem ao certame, desde a saída das provas dos locais pólos em direção aos municípios até a finalização do exame com o recolhimento das provas e encerramento confirmado pela organização do Enem, em Alagoas.