Há pouco mais de dois meses, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) conta com um novo Centro de Atendimento ao Cidadão. O projeto foi uma determinação do prefeito Rui Palmeira para que os maceioenses pudessem ter mais conforto no momento em que precisassem de algum dos serviços da SMTT. De lá pra cá, foram 7.768 pessoas atendidas.

De acordo com Zenildo Filho, coordenador de Atendimento ao Cidadão da SMTT, esse novo local já oferece benefícios aos cidadãos. “Nos dias de hoje, as pessoas não querem se preocupar em perder tempo para resolver um problema, principalmente com relação a uma ocorrência. Então, a nossa prioridade sempre foi a melhoria da velocidade do atendimento, mas mantendo a qualidade do serviço”, disse. Para isso, os servidores que atuam diretamente com o cidadão participam sempre de capacitação e treinamento constante. “Isso resulta numa melhor eficiência dos servidores no balcão de atendimento”, complementa Zenildo.

Serviços variados

No novo Centro de Atendimento ao Cidadão da SMTT, diversos serviços são ofertados. Para fazer Defesa Prévia, por exemplo, se o cidadão vier com tudo pronto, finaliza os trabalhos no tempo de 5 a 10 minutos.  “Se as documentações não estiverem prontas, não tem problema. Aqui existe um setor específico para o qual o cidadão venha a fazer isso e  não atrapalha os guichês de atendimento”, revela Zenildo Filho.

No setor de Defesa Prévia, por exemplo, a quem chega com a Notificação do Auto de Infração (NAI), é oferecido a transferência de pontuação para o condutor que guiava o veículo. Além disso, existe a defesa prévia propriamente dita, aonde o cidadão vem recorrer da autuação. Se o processo for indeferido, ele dá entrada na Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari), o que também facilita o atendimento ao cidadão que faz todo procedimento de defesa em um só lugar.

Já para os taxistas, o local oferece a renovação de permissão, substituição de veículo, inclusão de novos veículos no sistema, vistoria, emissão de carteirinhas e documentação do permissionário e motorista auxiliar.

“A vantagem é que temos hoje 6 guichês e 2 desses são exclusivos pra modalidade de transporte escolar e turístico e modalidades especiais, como as jangadas, por exemplo, e outros 4 guichês específicos para atendimento aos taxistas, o que faz com que se tenha maior velocidade no atendimento ao permissionário”, salienta Zenildo.

Horário

O Centro de Atendimento ao Cidadão da SMTT funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, localizada na Avenida Durval de Góes Monteiro, após a saída da Santa Lúcia. No local, a população pode ainda fazer sugestões, elogios ou reclamações diretamente ao órgão.