Cada Minuto/Arquivo B5bc1331 bfc7 47da 989e daa16f6afae1 Vice governador Luciano Barbosa (PMDB)

O vice-governador Luciano Barbosa (PMDB) disse, esta semana, a este blog, que ainda é cedo para definir como será composta a chapa que vai tentar a reeleição do governador Renan Filho (PMDB). Na opinião de Luciano, que passou cerca de dez dias como governador interino, o foco da gestão peemedebista é administrar Alagoas. 

“Tá muito cedo pra gente tratar desse assunto. Tanto eu quanto o governador Renan temos que estar focados em administrar o Estado de Alagoas. Essa questão política eu acho que deve ser discutida e definida a partir do ano que vem”, disse Luciano Barbosa. 

Atualmente o Estado é administrado pela dobradinha do PMDB (governador e vice) e a chamada Chapa ‘Puro Sangue’ pode se repetir na formação que vai tentar renovar o mandato nas eleições de 2018. Mas novos e velhos aliados do governo acreditam que será feita uma composição com outra legenda no cargo de vice governador. 
 
A volta 

O governador Renan Filho tirou uns dias de férias e ao retornar, na última terça-feira (31) fez uma transmissão ao vivo pela internet e analisou os efeitos positivos após os últimos investimentos na área de Segurança Pública. 

Renan destacou que Alagoas vem apresentando sucessivas quedas nos números da violência e que na matéria publicada pela Folha de São Paulo, o Estado não ocupa mais as primeiras posições, desde o ano 2015. O governador disse que o trabalho para combater a violência precisa ser contínuo, com planejamento e capacidade. 

Segundo o gráfico apresentado pela Folha, Alagoas é um dos três Estados que mais reduziram violência, no Brasil. O governador lembrou que há 10 anos, o Estado ocupava o primeiro lugar no ranking da violência, que em 2015 caiu para a segunda posição e atualmente ocupa a terceira.