847a1d56 932f 41be 81e5 55702a1f0085

Acontece neste domingo (5), às 18h, no Teatro Gustavo Leite, o primeiro Concerto para a Primavera, projeto do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), em parceria com a Orquestra Filarmônica de Alagoas, para valorizar a música como expressão artística no Estado e refletir sobre a importância do meio ambiente na vida das pessoas.

Maceió sedia o primeiro concerto do projeto, que ainda contará com outras três apresentações realizadas nas regiões do Baixo São Francisco, Sertão e Zona da Mata.

Os ingressos na capital alagoana são limitados conforme a capacidade do Teatro, estando disponíveis para retirada prévia na loja Chilli Beans do Maceió Shopping e na sede do Instituto, no bairro do Mutange.

Além da preocupação com a valorização musical e flora alagoana, os concertos pretendem arrecadar alimentos não perecíveis e rações para cães e gatos para que possam auxiliar no trabalho de organizações filantrópicas e entidades de proteção e amparo a animais. Os ingressos podem ser garantidos nos pontos de retirada e os mantimentos entregues no domingo (5), na entrada do evento.

O segundo concerto já acontece no dia 8 de novembro, em Penedo, no Teatro Sete de Setembro, também com ingressos limitados. Em Penedo, os ingressos podem ser garantidos com antecedência na Secretaria de Cultura do município, Secretaria de Comunicação e Rádio Penedo FM.

As últimas apresentações acontecem em Piranhas, no dia 22 de novembro, e Murici no dia 1º de dezembro.

Concertos didáticos

As apresentações que serão realizadas nos municípios do interior serão precedidas por chamados concertos didáticos. Alunos da rede pública de ensino serão reunidos para que os músicos apresentem especialmente os instrumentos que compõem a orquestra, o som que cada um faz e música que nasce da junção de todos.

Como a maioria dos instrumentos é produzida tendo a madeira como matéria prima, além dos arcos utilizados para os instrumentos de corda, a equipe do setor de educação ambiental do IMA/AL também vai aproveitar a oportunidade para sensibilizar os estudantes para a importância das árvores para manutenção de toda a biodiversidade.

Dessa forma, junto com o projeto Alagoas Mais Verde, será realizado também o plantio simbólico de árvores com a participação dos músicos e dos estudantes.

Filarmônica

A Orquestra Filarmônica de Alagoas é formada por 45 músicos profissionais reunidos, independentes, em uma iniciativa ousada e grandiosa. Além do maestro, o grupo é formado por violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, harpa, madeiras (sopro), metais (sopro) e percussão