Divulgação D7f7c7e8 dbcb 4e00 86f7 9f66174d4926 Enem

 O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 será aplicado nos próximos dois domingos, 5 e 12 de novembro, e todo dica para os estudantes é bem vinda. Com tantos pontos a serem verificados, o CadaMinuto separou alguns aspectos essenciais para nada sair do controle.

 A prova

 O Enem desse ano será realizado em dois domingos, com os portões abrindo às 11h e fechando pontualmente às 12h (em horário local). As provas serão iniciadas às 12h30, terminando no dia 05 de novembro às 18h, e no dia 12 às 17h.

 Também uma nova mudança inserida foi a reorganização das áreas de conhecimento entre os dias de prova. Agora, no primeiro domingo (05), serão aplicados as provas de Ciência Humanas (45 questões de geografia, história, filosofia e sociologia), Linguagens e Códigos (45 questões de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira) e a Redação. Já no ultimo dia de prova, será os dias das áreas de Ciências da Natureza (45 questões de química, física e biologia) e Matemática (45 questões).

 Neste ano o Exame Nacional não servirá mais como certificado de conclusão de Ensino Médio. Uma nova prova, intitulada “Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) será especifica para essa oportunidade.

 O Local

 Cada candidato através do seu numero de inscrição e do cartão de confirmação impresso recebeu o seu local de prova e a sala. É importante que antes do dia do exame, a localização já esteja conhecida pelo estudante e sua forma de locomoção decidida (transporte público, carro, taxi, entre outros) para maior facilidade.

 É possível também conferir seu endereço de local de prova pelo site, disponível em http://enem.inep.gov.br/participante.

 Não é obrigatório levar o cartão de confirmação impresso nos dias das provas, porém é recomendável. O único documento essencial para participação no Enem é a apresentação de documento original com foto, como o documento de identidade (RG) ou Carteira de Trabalho e Previdência Social;

 No dia

 O Enem, como forma de avaliação de ensino dos estudantes, também é considerado por muitas instituições nacionais, principalmente Universidades Federais, uma forma de vestibular e por isso, os assuntos cobrados são os principais ensinados durante os três anos de ensino médio.

 Nos dois dias de prova, só poderá ser utilizada no cartão de respostas, caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O participante só poderá sair do local de exame após duas horas do início da prova.

 Esse ano também, como medida de segurança e de praticidade, os cadernos de prova serão personalizados, com o nome e número de inscrição do candidato já na capa de cada um. Também serão adotados detectores de ponto eletrônicos nas escolas.

 É permitida a entrada de mochilas e comidas no local do exame, porém apenas com o essencial em cima das mesas de prova. Celulares têm que ser lacrados e inseridos dentro da bolsa, ou embaixo das mesas.

 Durante a própria semana do exame já será possível conferir o gabarito das provas, nos dias 8 e 16 de novembro. A divulgação da 1ª chamada das notas será divulgada ainda a confirmar no mês de janeiro de 2018.

*Estagiária