Arquivo pessoal 6d61e48f 663e 4660 b2e5 b001b5cbc286 Ex-secretária pode tentar vaga de Federal

A disputa para a Câmara dos Deputados, envolvendo candidatos de Arapiraca, promete ser acirrada e deve contar com pelo menos três nomes buscando uma cadeira em Brasília nas eleições do ano que vem. Entre os nomes estão dois deputados estaduais e agora surge a possibilidade da candidatura da ex-secretária municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto (PMDB). 

A professora Ana Valéria é atualmente diretora da Escola Estadual de Tempo Integral Isaura Antônia de Lisboa (Epial) e vê a necessidade de Arapiraca ter uma mulher na Câmara Federal identificada com a causa da Educação, sua bandeira natural após vários anos atuando dentro da sala de aula e também como gestora pública. Ela foi secretária municipal de Educação (2005-2012) e subsecretária da pasta (2013-2016). 

Valéria é suplente na Câmara Municipal, pois em 2016 disputou uma vaga de vereadora e obteve 1.794 votos (1,63%). Ela lembra que foi ao lado do então prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB) – hoje vice-governador do Estado – que começou a fazer uma revolução na Educação do Agreste. 

“Fomos responsáveis pelas primeiras escolas de Tempo Integral contemplando a cidade de Arapiraca com dez unidades de ensino nesta modalidade. Criamos um modelo padrão e hoje o mesmo trabalho é executado e ampliado pela secretaria de Estado da Educação com o aval do governador Renan Filho e do vice e secretário Luciano Barbosa”, esclarece. 

Juntam-se a Ana Valéria outros dois nomes de Arapiraca e ambos exercem seus mandatos de deputado estadual. Severino Pessoa (PSC) e Rodrigo Cunha (PSDB). A região do Agreste poderá ter ainda outras candidaturas como o ex-vereador Dorge do Queijo, Nivaldo Albuquerque e Chico da Capial. A última cadeira de federal representando Arapiraca foi em 2010 quando foi eleita Célia Rocha que em 2012 se elegeu prefeita da cidade pela terceira vez.