REUTERS/Yves Herman 6b953346 416d 4ea4 9a5d af1f75db1510 Manifestação reuniu milhares de pessoas no centro de Barcelona

Milhares de pessoas se manifestam hoje (29) no centro de Barcelona contra a declaração de independência promovida sexta-feira passada pelo parlamento da Catalunha e a favor da unidade da Espanha.

"Todos somos a Catalunha" é o lema da passeata organizada por uma entidade denominada Sociedade Civil Catalã (SCC) e da qual participam dirigentes dos partidos Ciudadanos (liberais), PSC (socialistas) e PPC (centro-direita).

Esses três grupos abandonaram o plenário do parlamento catalão na sexta-feira antes da votação da resolução sobre a independência da Catalunha.

Horas depois, o Conselho de Ministros do governo espanhol, após receber autorização do Senado, decretou a destituição de todo o gabinete regional e a dissolução do parlamento autônomo, com a convocação de eleições para o próximo dia 21 de dezembro.

Políticos lideram ato deste domingo

Na liderança da manifestação deste domingo, figuram dirigentes políticos, incluindo a ministra de Saúde espanhola, a catalã Dolors Montserrat.

Ao longo do percurso são vistas várias bandeiras espanholas, mas também da Catalunha e europeias, e os cantos de Viva Espanha e Viva Catalunha. As informações são da agência de notícias EFE.

A expectativa é que, ao final da manifestação, discursem o ex-ministro Josep Piqué, o ex-ministro socialista e ex-presidente do Parlamento Europeu, Josep Borrell, e o ex-líder do Partido Comunista Espanhol, Paco Frutos.