Ilustração/Internet 89637f48 2e26 4346 8d54 e1487504eb2a Agressão contra idoso

A negligência e abuso financeiro são os dois tipos de crimes mais praticados contra idosos em Alagoas, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). De janeiro a setembro, a delegacia especializada de crimes contra idoso recebeu mais de 1900 de casos. 

A partir das denúncias, ficou constatado que  mais de 70% das agressões sofridas por idosos ocorrem dentro de suas casas, praticadas muitas vezes por membros da sua família. Os dados foram trazidos pelo Jornal Tribuna Independente, que revela ainda a rede de apoio e combate a esse tipo agressão.

No dia a dia, são coisas simples negados aos idosos conforme explica a Pastoral da Pessoa Idoso em Alagoas. "O principal prejuízo à pessoa idosa ter a sua dignidade roubada ou sufocada. Antes de qualquer coisa, a dignidade deve estar em primeiro lugar", disse Crismédio Vieira, presidente da Pastoral. 

A Pastoral do Idoso salienta que qualquer pessoa que presenciar um crime contra um idoso pode denunciar através do disque 100.

 Segundo o coordenador, o principal denunciante, atualmente, são pessoas próximas ao idoso, mas muitas têm receio de fazer a delação por também ser próxima de  outros membros da família.