Foto: Divulgação 2d0dcc51 3595 4678 ae10 850df03371ce Whatsapp

O WhatsApp oficializou um recurso no qual a empresa já vem trabalhado há vários meses: a função que permite que o remetente apague a mensagens antes que o destinatário possa ler. A nova  função do aplicativo já começou a ser liberada nesta quinta-feira, 26, e deve estar disponível, em breve, para todos os usuários.

O nome oficial da função é “apagar para todos”, já que ela permite eliminar a mensagem não apenas do seu celular, mas também do destinatário ou de um grupo. O usuário tem um tempo de  7 minutos se arrepender e cancelar o envio. Passado esse tempo a mensagem não poderá mais ser apagada.

Vale ressaltar que o uso do recurso deixa rastros, pois se ao enviar uma mensagem e apagá-la para todos, os destinatários serão informados com o seguinte aviso “Esta mensagem foi apagada”. O alerta substituirá a mensagem original na conversa e também será exibido nas notificações do WhatsApp.

O recurso vai chegar aos poucos para usuários nas três plataformas: Windows, Android e iOS. O procedimento é o mesmo de apagar uma mensagem comum. A diferença é que agora o WhatsApp vai mostrar duas opções para o usuário confirmar: “Apagar para todos” ou “Apagar para mim”.  

Para que mensagens sejam efetivamente apagadas para todos, tanto o usuário quanto seu contato deverão possuir a versão mais atualizada do WhatsApp para Android, iPhone e Windows Phone. É possível que destinatário veja a mensagem antes que ela seja deletada ou se o processo não for realizado com sucesso.

O usuário não receberá o aviso caso o processo de apagar para todos não tenha sido realizado com sucesso.


O recurso foi identificado há bastante tempo pelo site WaBetaInfo, que “hackeia” cada versão do WhatsApp atrás de recursos inativos, mas ainda não havia sido liberado ao público. Agora uma página no FAQ do aplicativo confirma a liberação da função, ainda que gradual. Vários usuários já tiveram acesso ao recurso, mas a tendência é que ele demore a estar disponível para todos.

*Com Olhar Digital