742856db 20b6 4265 94db af7761c46537

O município de Marechal Deodoro foi um dos escolhidos pelo British Council (Conselho Britânico) para participar de capacitações de economia criativa. Atraído pela vocação para a música do município, o representante do Conselho, Richard Tomlins, esteve em Marechal Deodoro, na tarde dessa quinta-feira (26), para apresentar o convênio firmado com Sebrae Nacional.

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais, que promove cooperação entre o Reino Unido e o Brasil nas áreas de língua inglesa, artes, esportes e educação.

Alagoas está entre os quatro estados brasileiros selecionados para a parceria com o Sebrae e Marechal Deodoro foi um dos municípios escolhidos para participar da capacitação. O objetivo deste projeto é capacitar músicos, dançarinos, arquitetos para que possam ver a economia criativa como negócio.

O representante do conselho, Richard Tomlins, acompanhado de uma equipe do Sebrae, veio conhecer como se passa o mercado cultural do estado e da cidade, para criar uma metodologia que se adeque e seja acessível a todos. Em Marechal Deodoro, o foco é a música, e a equipe do Sebrae trouxe o representante para que ele possa entender como funciona o mercado da música na cidade, para que assim possa inserir a cultura local na metodologia da capacitação.

O foco da reunião foi apresentar o projeto para os músicos, para que possam se interessar e mobilizar mais pessoas através da comunicação boca a boca. Na reunião esteve presentes maestros e presidentes das filarmônicas, além do secretário de Cultura, Diego Lima.

“Nosso objetivo é construir boas relações e troca de experiências para explorar de uma maneira acessível pessoas que produzem cultura. Queremos fazer essa troca de cultura, entre Brasil e Reino Unido”, disse o representante do Conselho Britânico, Richard Tomlins.

A capacitação será totalmente gratuita, com turmas de 20 pessoas. A qualificação tem no máximo dois dias, tornando-se acessível para todos. Em breve serão divulgadas datas e detalhes de como participar.

Segundo a gerente da unidade de comércios e serviços do Sebrae, Vanessa Fagá, se surgir mais de 100 empreendedores, mais turmas serão abertas somente para Marechal Deodoro.

Além de todos os benefícios, o Conselho Britânico, terá 10 projetos e o que for escolhido, irá fazer um intercâmbio no Reino Unido, podendo levar a economia criativa para que outros países possam conhecer.