Casa Rosa celebra ‘Outubro Rosa’

 

Por Ana Luiza Marcolino

 

No início, a problemática era ter acesso ao tratamento, assim foi criada a Associação Estadual para as Pessoas com Câncer em 2012.

A partir do Núcleo de Mulheres com câncer e pensando em fazer valer seus direitos, surge a Casa Rosa, inaugurada em novembro de 2016.

Além do atendimento à paciente com câncer, o objetivo principal do trabalho social desenvolvido pela Casa é a prevenção do câncer de mama de seu público alvo, esclarecendo que a falta de restrição ao acolhimento também inclui o homem.

A Casa Rosa, situada na Travessa João Camerino, nº 313, no bairro de Jaraguá, oferece às mulheres atendimento médico ginecológico, todas as terças e quartas-feiras.

Solicitando estas informações às gestoras da Casa, fiquei conhecendo a presidente Mirtha Jeanne Mesquita Nunes e a vice-presidente Morgana Celi Galvão, ambas mastectomizadas.

Mirtha me afirmou que a cirurgia reparadora ainda é um problema que vem sendo enfrentado pela maioria das mulheres submetidas à mastectomia; e de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, apenas 1/3 dessas mulheres têm acesso à reconstrução de suas mamas.

É muito triste constatar que apesar de sancionada há quase 05 anos, a lei 12.802 da reconstrução mamária que obriga o SUS a realizar as cirurgias, ainda não é cumprida.

Mas o lado positivo de tudo isso é ver ‘in loco’ uma festa regada de carinho por parte de um voluntariado tão espontâneo e digno, a exemplo de mulheres maravilhosas como Karine Sadalla da Cia de Dança, Teresa Olegário da Oficina de Lenço, a formanda em Nutrição Iza Viviane Almeida Ramos, bem como as rainhas do Grupo Renascer e a vereadora Tereza Nelma, todas numa consciência pra lá de rosa, de celebração à vida .

Assim, nesta quarta-feira(25), aconteceu a festividade alusiva ao ‘Outubro Rosa’ intitulada ‘Pacientes no Controle’, realizada pela Casa Rosa, quando várias atividades foram desenvolvidas, entre elas, aulão de fit dance, dinâmicas nutricionais, show musical Rodrigo Avelino, oficina de lenços, sorteio de brindes e delicioso lanche.

Adorei conhecer estas meninas, reencontrar a poderosa Rejane Carneiro e participar desse momento rosa.