Foto: Mídia Max 9785fccd 8bc8 4576 bdd1 4fb9bc7496a3 Enem

Estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão saber qual o local farão as provas, marcadas para, 5 e 12 de novembro, nesta sexta-feira, 20, a partir das 10h, quando serão liberados, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),  os cartões de inscrições.

O documento informa o número de inscrição; a data, hora e local das provas; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, caso tenham sido solicitados.

Os candidatos poderão consultar o cartão na página do participante, no portal do Inep, ou pelo aplicativo do Enem – que deve ser atualizado a partir desta sexta-feira. Para o acesso ao cartão o estudante deve estar com o número do seu CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição.

O MEC recomenda que antes de acessar as informações, os participantes leiam o aviso do Inep sobre a declaração de comparecimento.

A partir desta edição do Exame, o participante que precisar comprovar sua presença na prova deverá imprimir e levar a declaração personalizada. Nos dias de provas, ele deverá apenas colher a assinatura do coordenador do local onde o exame está sendo realizado. Cada domingo de aplicação da prova tem uma declaração específica que já estão disponíveis para download, no site.

Vae ressaltar que as declarações servem para funcionários de empresas, ou pessoas que precisem comprovar para patrões, ou outrem, que estavam realizando as provas.

O cartão de confirmação só será visualizado após o participante confirmar ter lido o aviso e estar ciente de que é o responsável por levar a declaração, caso necessite.