Foto: Assessoria 1c872c23 0583 4cb4 8685 1dc0990ecd5f

Há sete anos, o projeto Lê Pra Mim? roda o Brasil, promovendo o incentivo à leitura de livros infantis. Em sua primeira passagem por Maceió, o projeto realizou atividades de 17 a 19 de outubro, com a participação de voluntários que leram para crianças da rede municipal de ensino, instituições filantrópicas e público espontâneo.

Durante três dias, alunos de escolas municipais, de 4 a 10 anos, puderam ouvir histórias das mais variadas. Nesta quinta-feira (19), a primeira-dama de Maceió, Tatiana Palmeira, encerrou a programação do projeto, com a leitura do livro “Diferente como eu”, de Martha Medeiros.

“Foi uma experiência maravilhosa. A cada página lida, era possível ver o encanto nos olhos das crianças, ao descobrir um novo mundo, um mundo feito de palavras e imaginação”, disse Tatiana Palmeira. Durante a leitura, uma tradutora de Libras fez a tradução simultânea para crianças com baixa capacidade auditiva.

O projeto

Potencializar a experiência da literatura entre a criançada é o grande diferencial do projeto idealizado pela atriz Sônia de Paula e pelo produtor Marcelo Aouila. Em 21 edições, a atividade sociocultural já circulou por cidades como Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Juiz de Fora, Teresina, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Luís e Belém.

“Em cada um desses encontros são lidos dois livros. Fazemos uma seleção de títulos que mesclam opiniões positivas da crítica especializada, com obras brasileiras que obtiveram sucesso comercial. Procuramos narrativas que divirtam, mas que também despertem as crianças para valores como ética, amizade e respeito”, explicou Aouila.

As leituras do Lê Pra Mim? começaram na última terça-feira (17), com as atrizes Suzy Rêgo e a Dhu Moraes. Outras personalidades locais também passaram pela Biblioteca Graciliano Ramos, como os jornalistas Carol Sanches, Siqueira Jr, Thaise Cavalcante e Gilka Mafra, a blogueira Thalita Oliveira e os atores Ivana Iza, Paulo Poeta, Homero Cavalcante, Chico de Assis e José Marcio Prado. As escritoras de livros infantis Fátima Maia, Isvânia Marques e Cláudia Lins também participaram da