foto: Arquivo/Cada Minuto F32a0aec 91c9 45dc 8bfd 51fc47e5efe0 vice-governador e secretário de Educação, Luciano Barbosa

O vice-governador e secretário da Educação de Alagoas, Luciano Barbosa, assumiu interinamente o governo do estado. O cargo foi transmitido pelo governador Renan Filho nesta quinta–feira 19.

Barbosa ficará na função até o final de outubro, quando Renan Filho retorna de um período de férias. Durante o anúncio da transferência temporária do cargo, o governador lembrou que Luciano já foi prefeito de Arapiraca, por dois mandatos, e ministro da Integração Nacional, de 2002 a 2003, no governo de Fernando Henrique Cardoso.

“O Luciano vai cuidar de Alagoas nos próximos dias com uma agenda ampla, cheia de coisas para fazer e para dar continuidade, por exemplo, à construção dos hospitais, na área da saúde; aos avanços das escolas em tempo integral, na educação; ao avanço dos Centros Integrados de Segurança Pública e ampliação da Força Tarefa, na segurança. Na infraestrutura, o Luciano vai acompanhar as duplicações de rodovias, as obras do programa Vida Nova nas Grotas, enfim, vai percorrer Alagoas”, disse Renan.

O governador interino estará à frente do Governo na semana em que acontece a Prova Brasil, entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro. A avaliação nacional do rendimento escolar é um dos componentes para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Luciano Barbosa disse que tem certeza que o Estado irá surpreender no resultado e agradeceu aos servidores da Educação, inclusive dos municípios, pelo engajamento que tem proporcionado uma grande expectativa com relação à nota do Ideb.

Sobre assumir o governo Luciano falou de responsabilidade e satisfação.

“Em primeiro lugar, é uma grande responsabilidade substituir um governador do nível de Renan Filho e, em segundo, uma grande satisfação assumir o Governo do Estado de Alagoas”, afirmou Barbosa.

O comando da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), durante esse período, será da  professora Laura Cristiane de Souza, secretária executiva da pasta.