Cortesia 46fcd616 b0f9 497e a4c9 3d8d40ebdc5d Thiago acompanha a instalação das cisternas

O presidente da Associação Comunitária da Vila Aparecida, Thiago Aguiar de Souza (Thiago da Brita), fez questão de agradecer a parceria com o governo de Alagoas que possibilitou, junto ao Instituto Terra Viva e com o apoio da secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), a aquisição e instalação de mais de 80 cisternas de segunda água com capacidade para 52 mil litros cada. 

“Queremos agradecer ao governador Renan Filho e ao secretário Álvaro Vasconcelos por nos conceder e confiar a execução, junto ao Instituto Terra Viva, as 82 unidades de cisternas, totalizando o armazenamento de mais de 4 milhões litros de água em nossa região”, disse Thiago destacando ainda o importante empenho do vereador Fabiano Leão (PMDB) e da equipe Unidos pelo Desenvolvimento.  

Cisternas de segunda água 

As águas da chuva são coletadas numa espécie de telhadão por meio de calhas e armazenadas em cisternas de placas pré-moldadas de concreto, que constitui um reservatório cilindro e coberto. O reservatório, fechado, é protegido da evaporação, das contaminações causadas por animais e dejetos trazidos pelas fortes chuvas.

Com a instalação deste sistema de armazenamento de água, as famílias podem investir no cultivo de hortaliças e na criação de aves e suínos. Por sua vez, o caráter produtivo proporciona autonomia no consumo e geração de renda com a comercialização do excedente em feiras locais ou nos programas de compras institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“A implantação destas cisternas minimiza os efeitos dos longos períodos sem chuva fornecendo água para o consumo básico e colabora ainda para a segurança alimentar e renda das famílias da Vila e da região”, explicou o presidente da Associação Comunitária da Vila Aparecida, Thiago da Brita.