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Se pudéssemos resumir o mundo moderno em uma só palavra essa seria interação. Desde os primórdios da vida do homem, com os seus desenhos nas paredes das cavernas, ele busca interagir. E hoje com as mídias sociais e o marketing digital não é diferente.

As diversas empresas estão sempre em busca de atualização e de novas formas para ter uma melhor interação com os seus consumidores no meio digital e uma dessas evoluções é a gamificação. Palavra nova e de origem inglesa.

Fonte: Unsplash

O que é gamificação?

A gamificação é uma nova estratégia na qual a interação da empresa com os consumidores se torna um jogo. Através de diferentes incentivos, geralmente relacionados com o seu nicho, os consumidores são estimulados a continuar usando os serviços e/ou os produtos da empresa.

Ou seja, a cada ação do seu cliente, a empresa dá uma recompensa. E isso pode acontecer das mais diversas formas. A gamificação vem aos poucos mudando completamente a forma dos usuários utilizarem cada aplicativo nos seus celulares. Já que muito mais do que usar o serviço, ele está “competindo” e “colaborando” com a marca para ganhar vantagens, a relação se torna uma troca de interesses e mexe com dois sentimentos bem humanos o de competir e o de colaborar.

Gamificação: um Jogo de Marca x Usuário

Fonte: Pixabay

Nesse jogo, os dois saem ganhando. A marca ganha geralmente mais recomendação, divulgação, avaliação e novos clientes e o usuário diversos tipos de descontos, bônus e até mesmo prêmios físicos.

Esse sistema de recompensas é antigo, mas ganha um ar muito mais moderno por causa da digitalização, onde o ambiente virtual se torna realmente uma arena e cada interação seguem regras e são monitoradas.

Exemplos de Gamificação

O espaço digital permite a criação de um mundo lúdico, onde as empresas podem criar as mais diferentes realidades para interagir com os seus clientes.

Casinos Arena

No ambiente virtual de cassinos, a gamificação é uma prática muito comum, onde a cada jogada os usuários podem ganhar diferentes recompensas. Esse sistema de recompensas é tão forte no nicho, que deu origem a criação de sites de comparação. Por exemplo, no Casinos Arena, jogadores tem acesso aos melhores bônus de diferentes sites. Além disso, nele você consegue aceder as notícias e informações sobre cassinos online, garantindo que os jogadores tenham bom respaldo na hora de jogar.

Duolingo

Duolingo, um aplicativo de ensino de línguas, é um outro exemplo, já que os seus usuários são sempre incentivados a utilizar o aplicativo e passar os níveis de aprendizado através de desafios, rankings e recompensas. 

Waze

Waze, um aplicativo de GPS e navegação, também é um exemplo, já que através da sua utilização cada usuário vai ganhando vantagens, entre elas: pontuação, customização de perfil, interação, ranking e até mesmo um visual mais dinâmico e divertido.

Nike Plus

A Nike também utiliza a gamificação no seu aplicativo Nike Plus, onde os usuários são instigados a praticar atividades físicas e vão acumulando assim pontos, podendo trocá-los por produtos da Nike.

Fonte: Pexels

Por que a gamificação funciona?

A gamificação funciona porque torna a interação com a marca muito mais divertida. Os usuários, dessa forma, utilizam as plataformas por muito mais tempo, pois, estão se divertindo de verdade.

 

Além disso, o sistema de gamificação dá um senso de conquistas e de realização de metas para o usuário que querem chegar mais longe e alcançar objetivos ainda maiores, utilizando ainda mais as plataformas.

 Vantagens da gamificação

Por fim, a gamificação de tem se mostrado muito mais vantajosa do que os sistemas de recompensas antigos. Já que através dela, os usuários têm uma experiência mais completa e a empresa uma taxa de retenção maior de clientes.

 Com a gamificação, tudo se torna mais simples, pois, é se jogando/utilizando a plataforma que a interação acontece, ação que já ia acontecer naturalmente. Nesse sistema não há necessidade de nenhuma ação extra que o usuário já não iria fazer, não há datas, inscrições e resultados, é tudo instantâneo e mais natural.

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