A1b83b7c 54b3 4385 a560 962cd93a5af2

 

Ele foi meu aluno no Colégio Lafaiete Belo, no bairro do Tabuleiro dos Martins em Alagoas. Aos 11 anos a determinação e liderança já eram peculiares em sua personalidade. "Um dia professora vou ganhar mais do que  a senhora"- dizia convicto.

Era um menino gentil. Como morava próxima a escola fazia questão de trazer cafezinho disposto em xícaras com pires domésticos  e em uma bandeja graciosamente coberta com toalhinhas, para professor@s que lecionavam a noite. Uma gentileza que ficou marcada em minha memória.

Éramos afetivos um com o outro. Acompanhei o drama familiar da perda dos dois irmãos.

E o tempo passou e Silvano se fez vereador.

Na quarta feira, 11/09  em uma solenidade da assinatura  da ordem de serviço que dá  inicio aos  trabalhos de melhorias de mobilidade nas grotas, em que estava presente, o governador, Renan Filho e cerca de 85 lideranças das grotas de Maceió,Al,  Silvano Barbosa, o ex-aluno e atual vereador por Maceió,AL fez discurso, emocionado  citando nosso nome. Afirmando que como professora o ensinei  a ver a vida, com aos olhos das possibilidades no caminho, como também a  falar e ressignificar a língua francesa e, ainda  arriscou falar umas palavras: "Bonjour, comment ça va ?"

Em relatos de episódio hilários, como um brinco que perdi em Salvador, e a fala embasada pela memória afetiva, Silvano disse:-Foi essa preta que me ensinou a ser gente, aos 12 anos. Essa preta que hoje é referência do movimento negro, em Alagoas.

Bem, nesse 15 de outubro, já tive minha paga pelos mais de 20 anos em sala de aula: o reconhecimento de um ex-aluno.

Obrigada, Silvanio!

Obrigada!