Arquivo/Cada Minuto F5558bd0 32d9 42ec a242 25957799e81e Rafael Brito, trocará Desenvolve pela Sedetur

O presidente da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), Rafael Brito, foi indicado para assumir a secretaria de Estado de Desenvolvimento e Turismo (Sedetur) na cota do PDT como parte do acordo (eleições 2018) entre o governador Renan Filho (PMDB) e o deputado federal Ronaldo Lessa (PDT).

Rafael Brito assumirá a vaga de Hélder Lima, que é da cota pessoal do governador. A aliança entre as duas legendas já vinha sendo costurada havia uns meses. Aliás, Brito já foi secretário de Estado do Trabalho no atual governo do PMDB. Não foi informado qual será o destino de Hélder Lima.

Diante do acordo entre os dois partidos, fica cada vez mais evidente de que as cotas do PDT dentro da administração do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB) serão encerradas nos próximos dias. Atualmente existem dois secretários na gestão tucana: Daniel Melo, na secretaria de Esportes. Lazer e Juventude; e Ricardo Lessa, secretário do Trabalho Abastecimento e Economia Solidária.  

Segundo uma fonte palaciana, Lessa teve uma longa conversa com Rui Palmeira e teria tentado convencer o prefeito da capital a manter seus pupilos dentro da prefeitura, o que teria sido rejeitado de imediato pelo gestor. Ou seja, manter os apadrinhados do deputado Ronaldo Lessa na prefeitura, sabendo que ele está de mãos atadas com o governo de Renan Filho está fora de cogitação. 

Lessa passa agora a pensar exclusivamente na campanha eleitoral de 2018, quando vai tentar renovar seu mandato na Câmara Federal e colaborar, no que for preciso, para também reeleger o governador Renan Filho. E após repatriar Kátia Born, secretária de Saúde de Palmeira dos Índios, Lessa busca mais um nome para reforçar o PDT e já iniciou o diálogo com o ex-deputado estadual Judson Cabral (PT).