Ec87a562 d973 4df0 abf7 13271c2c973f
Prefeitos e representantes municipais da Zona da Mata alagoana se reuniram nesta última semana, na sede do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos, localizada na cidade de Murici, em busca de soluções para os resíduos sólidos dos doze municípios que integram o consórcio, articulados entre o Vale do Mundaú e o Vale do Paraíba. Rodrigo Valença, prefeito de São José da Laje, é o atual presidente do Consórcio Público.
 
O Consórcio Regional de Resíduos Sólidos da zona da mata alagoana integram os municípios do Vale do Mundaú, Branquinha, União dos Palmares, Murici, São José da Laje, Ibateguara e Santana do Mundaú, sendo que o Vale do Paraíba é contemplado com os municípios de Paulo Jacinto, Mar Vermelho, Pindoba, Chã Preta, Cajueiro e Capela. O consórcio tem como finalidade unir forças para resolver as questões dos lixões dos municípios. Durante a reunião foi discutido também sobre o descarte do lixo, obedecendo aos princípios da legislação.
 
Segundo o presidente do consórcio, Rodrigo Valença, os municípios do Vale do Mundaú irão se articular na construção de uma Unidade de Transbordo, a qual o consórcio irá desapropriar uma área de 1hect nas proximidades da Usina Laginha, município de União dos Palmares. “Com esta Unidade em funcionamento, os municípios da zona da mata irão descartar os resíduos, e por conseguinte serão encaminhados para o Centro de Tratamento de Resíduos na cidade do Pilar, que já está licenciado, além de ser o mais próximo de nossa região”, disse o presidente do Consórcio Regional. 
 
Após a construção do Transbordo todos os municípios do vale do mundaú estarão atendendo a Lei dos Resíduos Sólidos, além de ficarem livres dos lixões e das áreas degradáveis. “E já nos próximos 15 dias os lixões serão fechados, pelo menos o de São José da Laje, e os resíduos serão encaminhados direto para o CTR do Pilar até a construção do Transbordo em União dos Palmares”, finalizou o prefeito Rodrigo Valença. Já em relação ao Vale do Paraíba o presidente afirmou ainda que um estudo está sendo feito para construção da Unidade de Transbordo na cidade de Cajueiro.