Foto: Cortesia B1a26c3d 86ce 4da0 9762 29968d3c1bd5 Governador Renan Filho

Em um evento no dia de ontem, 09, como posto pelo CadaMinuto, o governador Renan Filho aproveitou para alfinetar o ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e elogiar o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT). O assunto era a Educação. 

O governador lamentou que - segundo ele - Teotonio Vilela Filho não tenha feito manutenção nas escolas públicas estaduais. As falas foram durante o lançamento do programa “Escola da Hora”. 

O interessante é o momento em que essas declarações surgem. Justamente quando, nos bastidores, se fala de uma aproximação entre o ex-governador Teotonio Vilela Filho e o senador Renan Calheiros, em uma “aliança branca” para disputar o Senado Federal. 

Calheiros e Vilela sempre foram amigos pessoais, apesar da recente rivalidade política entre os grupos do qual fazem parte e, de certa forma, lideram. Mas, na história da política alagoana foram os senadores siameses, que se elegeram juntos para o Senado Federal em pleitos anteriores. 

Todos no mesmo estamento! 

A citação de Renan Filho, como registrado em matéria do CadaMinuto, é a seguinte: “De tempos em tempos o Estado tem sim que fazer a recuperação. O ex-governador Ronaldo Lessa, por exemplo, fez muitas recuperações, construções e reconstruções de escolas, mas depois dele ficou muito tempo sem recuperar as escolas em Alagoas e isso fez falta”.

O elogio a Lessa também não é de graça. O governador Renan Filho comemora ter conseguido trazer o ex-governador e atual deputado federal às bases do Palácio República dos Palmares. O PDT de Lessa deixará a Prefeitura Municipal de Maceió e deve ocupar uma das pastas do governo estadual. Renan Filho o avalia como um aliado importante para o cenário e 2018. 

Foi uma jogada que desfalcou a oposição. Do outro lado, está o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), que pode ser candidato ao governo do Estado e confrontar Renan Filho nas urnas. Todavia, isso ainda é incerto, mesmo com os demais partidos da oposição - PROS, PP, PR e Democratas - pressionando Rui para uma decisão antecipada sobre seu futuro político. 

Estou no twitter: @lulavilar