Foto: Assessoria 220107f8 f1f4 423f a087 b212d76e4629

A Câmara Municipal de Palmeira dos Índios realizou Sessão Ordinária na manhã desta quarta-feira (04), com a presença de todos os vereadores, onde vinte e oito proposituras entraram em pauta para serem apreciadas na Ordem do Dia. O assunto mais discutido foi um Projeto de Resolução de autoria da vereadora Adelaide França, que institui a “Tribuna Livre”, e regulamenta o uso da Tribuna pela população. 

De acordo com o PR Nº 009/2017, o tempo de duração do pronunciamento do ocupante da “TRIBUNA LIVRE” será de 10 dez minutos, com aparte de um minuto. A inscrição dos interessados será feita com antecedência mínima de 48 horas, informando os dados referentes à qualificação do requerente, bem como o número do título de eleitor e da zona eleitoral que emitiu e ainda o assunto que pretende abordar.

Ao serem abertas as discussões, os vereadores Cristiano Ramos e Agenor Leôncio questionaram a proposta da parlamentar autora do Projeto de Resolução. “Isso já acontece nesta Casa. Nunca ninguém foi impedido de falar, e assim deve continuar. Aqui nós estamos de passagem e esse espaço é livre para o povo, sem ter hora marcada”, disse Ramos. O PR será submetido a votação única na próxima sessão ordinária.

O presidente da Mesa Diretora, vereador Júnior Miranda, fez apelo ao Poder Executivo para que todas as estradas vicinais de Palmeira dos Índios sejam recuperadas, principalmente as que ficam nas divisas com outros municípios. Na ocasião, Miranda informou ainda que a licitação da reforma do prédio da Câmara está travada por conta da falta de documentação do prédio – que pertence ao Estado. “Já abrimos a licitação de móveis, além da compra de um veículo que servirá a todos os vereadores. Faremos o que estiver a rigor da lei. Iremos discutir as prioridades com todos os membros desta Casa”, garantiu o presidente.

Através das indicações Nº 602, 603 e 604, o vereador Dindor reivindicou melhorias na área de infraestrutura do município. O edil pleiteou junto à Prefeitura o deslocamento da máquina motoniveladora para a recuperação das estradas vicinais e a revisão da iluminação pública dos povoados Batingas, Moreira, Lagoa da Canafístula, Funil e Bem-te-vi. Além disso, ele requereu a construção do calçamento das ruas Ernesto Soares e Canuto Pinto, no bairro Palmeira de Fora.

Já o vereador Fábio Targino, apresentou a Indicação Nº 611/2017, que faz apelo ao prefeito visando instituir o Programa Médicos nas Creches. Segundo ele, “a ideia é que o programa funcione como um sistema de prevenção a doenças infantis por meio de atendimento médico em todas as creches da rede municipal”, falou Targino, destacando ainda outra indicação de sua autoria, que prevê a criação da Creche do Idoso para atender as necessidades de pessoas da terceira idade no município, justificando que “muitas pessoas trabalham ou estudam e não tem onde deixar o idoso”. 

Por fim, seguindo ainda a Ordem do Dia, o vereador Maxwell Feitosa propôs que a secretaria municipal de Infraestrutura realize a reforma do Posto de Saúde do Povoado Riacho Fundo de Cima, para atender as necessidades daquela localidade e regiões vizinhas.